Conhecimentos sobre tuberculose entre professores de Ciências do ensino fundamental do município de São Paulo.
Título
Conhecimentos sobre tuberculose entre professores de Ciências do ensino fundamental do município de São Paulo.
Conhecimentos sobre tuberculose entre professores de Ciências do ensino fundamental do município de São Paulo.
Autor
Leticia Chamy Farkuh
Leticia Chamy Farkuh
Orientação
Péricles Alves Nogueira
Péricles Alves Nogueira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Saúde Pública
Faculdade de Saúde Pública
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Objetivo: verificar conhecimentos sobre tuberculose entre professores de Ciências do ensino fundamental em escolas da prefeitura municipal de São Paulo e analisar a relaçäo entre conhecimentos e algumas variáveis específicas. Métodos: o grupo de estudo constituiu-se de 96 professores que exerciam suas atividades na Delegacia Regional de Ensino Fundamental 7 no período de estudo (maio-julho/1999). Estes responderam um questionário previamente testado englobando questöes que caracterizassem os professores e verificassem seus conhecimentos sobre tisiologia. Resultados: os professores obtiveram média de acertos nas questões específicas igual a 7,4 (dp=1,5) e não houve associação entre médias e as variáveis idade, formação, tempo de magistério, discussão com os alunos sobre tuberculose, e o fato de terem ou não participado de alguma atividade de orientação sobre o tema. Já a variável carga horária de trabalho semanal mostrou ter relação com as médias obtidas, sendo que os professores com carga horária de 1 a 20 horas semanais tiveram média significativamente menor que aquela obtida pelos grupos com 21 a 40 horas e 41 a 60 horas de trabalho semanais. Conclusões: Foram observados os tópicos nos quais os professores mostraram maior deficiência de conhecimento, bem como os fatores associados ou não aos conhecimentos de tuberculose mostrados pelo grupo. Recomenda-se o planejamento de programas de orientação e atualização de professores do ensino fundamental, enfocando aspectos básicos da tuberculose.
Objetivo: verificar conhecimentos sobre tuberculose entre professores de Ciências do ensino fundamental em escolas da prefeitura municipal de São Paulo e analisar a relaçäo entre conhecimentos e algumas variáveis específicas. Métodos: o grupo de estudo constituiu-se de 96 professores que exerciam suas atividades na Delegacia Regional de Ensino Fundamental 7 no período de estudo (maio-julho/1999). Estes responderam um questionário previamente testado englobando questöes que caracterizassem os professores e verificassem seus conhecimentos sobre tisiologia. Resultados: os professores obtiveram média de acertos nas questões específicas igual a 7,4 (dp=1,5) e não houve associação entre médias e as variáveis idade, formação, tempo de magistério, discussão com os alunos sobre tuberculose, e o fato de terem ou não participado de alguma atividade de orientação sobre o tema. Já a variável carga horária de trabalho semanal mostrou ter relação com as médias obtidas, sendo que os professores com carga horária de 1 a 20 horas semanais tiveram média significativamente menor que aquela obtida pelos grupos com 21 a 40 horas e 41 a 60 horas de trabalho semanais. Conclusões: Foram observados os tópicos nos quais os professores mostraram maior deficiência de conhecimento, bem como os fatores associados ou não aos conhecimentos de tuberculose mostrados pelo grupo. Recomenda-se o planejamento de programas de orientação e atualização de professores do ensino fundamental, enfocando aspectos básicos da tuberculose.
Palavras Chave
escolas, setor público, educação em saúde, tuberculose.
escolas, setor público, educação em saúde, tuberculose.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor