Análise de um procedimento instrucional para o ensino de observação em Ciências (1º grau).

Título
Análise de um procedimento instrucional para o ensino de observação em Ciências (1º grau).
Educação
Autor
Álvaro de Fávari
Orientação
Nivaldo Nale
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1989
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Relata pesquisa na área de Metodologia de Ensino de Ciências. Alunos de algumas classes de 5ª e 6ª séries de uma escola pública de 1º grau participaram das aulas em que visava ensiná-los a observar e descrever suas observações. A atividade básica desenvolvida nessas aulas foi proposta tendo por inspiração a “hora da novidade” da pré-escola: alunos eram solicitados a trazer para a classe plantas, animais ou partes dos mesmos, vivos ou conservados de alguma forma; o material trazido era observado pela classe devendo cada aluno apresentar um pequeno relatório descritivo dos aspectos que conseguira identificar. Em cinco estudos relata a evolução nos procedimentos específicos segundo os quais a atividade foi desenvolvida. Essa variação nos procedimentos relacionava-se principalmente com a natureza das explicações e auxílios dados pelo professor para ajudar os alunos em sua tarefa. Procedimentos simples de coleta e tratamento dos dados permitiram avaliar o desempenho dos participantes. Aponta os progressos dos alunos em sua capacidade de notar aspectos os mais diversos do material apresentado, assim como na forma de relatarem suas observações. Analisa o potencial do recurso didático em questão como alternativa metodológica simples e flexível para se desenvolver aulas práticas de Ciências mesmo nas precárias condições de nossas escolas públicas, permitindo que se ensine uma habilidade importante tanto para o cotidiano do aluno como para a sua formação básica em Ciências. Analisa também, as possibilidades do recurso no sentido da melhoria do nível de comunicação escrita e oral dos alunos.
Palavras Chave
Zoologia; Botânica; Aulas Práticas; Método Científico; Observação.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método