O uso da abordagem orientada a objetos no desenvolvimento de sistemas para o aprendizado interativo no ensino da Física.

Título
O uso da abordagem orientada a objetos no desenvolvimento de sistemas para o aprendizado interativo no ensino da Física.
Autor
Jairo Bonapaz Felten
Orientação
Rosvelter João Coelho da Costa
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro Tecnológico
Ano
2003
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação explora o desenvolvimento de software aplicado ao ensino da Física, sob uma perspectiva interativa e baseada principalmente na modelagem de sistemas orientados a objetos. Como estudo de caso, propõe-se um modelo de simulação do comportamento cinético dos gases com a finalidade de observar via simulação as relações existentes entre pressão, volume e temperatura. Busca-se com isso mostrar a viabilidade da construção de bons sistemas de ensino/aprendizado de Física com a ajuda de um pequeno número de recursos de projeto e de programação de sistemas orientados a objetos. Os resultados indicam que nossos objetivos foram atingidos com sucesso.
Palavras Chave
ensino auxiliado por computador, POO, física, software.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos