Os ambientes virtuais tridimensionais e a Educação para a Biologia: possibilidades e interações acerca do ensino de Biologia no Metaverso do Second Life.

Título
Os ambientes virtuais tridimensionais e a Educação para a Biologia: possibilidades e interações acerca do ensino de Biologia no Metaverso do Second Life.
Autor
Dilson Antônio Abranches Fernandes
Orientação
Francisco Ângelo Coutinho
Instituição
PUC- MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2010
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O trabalho realizado visa a explosão e avaliação das possibilidades de utilização do ambiente virtual tridimensional do Second life (metaversos) como práticas para o ensino de ciências e biologia por meio de recursos nativos desse ambiente. Utilizando-se desses recursos, situações relacionadas às ciências e à biologia foram elaboradas e construídas com o objetivo avaliar o potencial de contextualização dos conteúdos científicos ministrados pela escola entre os alunos do terceiro ano do ensino médio. Um questionário foi aplicado com intenção de, através das respostas obtidas, mensurar esse potencial. Os usuários residentes do metaverso também foram observados por meio do monitoramento das presenças e reações destes quando em situações envolvendo a biologia construídas nos espaços do Second life. Um bando de dados ligado ao programa foi responsável pelo armazenamento e cruzamentos destas informações. Por fim, uma breve avaliação de três espaços voltados ao ensino, dois espaços estrangeiros ligados ao ensino de ciências e biologia e um nacional ligado ao empreendedorismo real e virtual, o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Apesar de discrepante ao ensino de ciências e biologia o SEBRAE foi escolhido por fazer parte de um ínfimo grupo de entidades nacionais ligadas as práticas de ensino no metaverso através de cursos ministrados no próprio ambiente. Os resultados apresentaram-se animadores. Os resultados apresentam-se animadores. A interação com esses elementos pode estruturar uma nova forma de pensar, um pensar hipertextual. As possibilidades desses ambientes virtuais são inúmeras e suas perspectivas positivas quanto às suas utilizações nas práticas de ensino que devem ser apoiadas em suas pesquisas para um aproveitamento satisfatório desses novos meios nas práticas educacionais.
Palavras Chave
Second Life, ensino de Ciências e Biologia, Meio Ambiente, prática pedagógica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos