A Botânica do Ensino Fundamental num contexto local: vivência e reflexões de professores.
Título
A Botânica do Ensino Fundamental num contexto local: vivência e reflexões de professores.
A Botânica do Ensino Fundamental num contexto local: vivência e reflexões de professores.
Autor
Gleici Meri da Silva Fernandes
Gleici Meri da Silva Fernandes
Orientação
Roque Moraes
Roque Moraes
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O trabalho buscou analisar as aprendizagens mais significativas dos professores de ciências numa perspectiva de construir cooperativamente uma unidade metodológica para o ensino de Botânica em nível fundamental. Para o desenvolvimento da investigação, foi formado um grupo de estudo, constituído por cinco professores regentes de classe de Ciências da Rede Municipal de Uruguaiana (RS). Os professores participaram de nove reuniões de trabalho, que visaram proporcionar uma reflexão crítica sobre a atuação pedagógica e, em conjunto, (re)construir novos caminhos para a educação científica escolar. A abordagem desta pesquisa foi qualitativa. As informações foram coletadas por meio de: observações das reuniões, depoimentos pessoais e atividades elaboradas. A análise produziu cinco categorias: (a) importância do grupo de estudo; (b) concepções gerais do grupo de estudo; (c) proposta metodológica cooperativa; (d) domínio do conteúdo; (e) exploração da realidade e a valorização dos conhecimentos prévios. A análise de conteúdo permitiu compreender a realidade estudada e verificar as aprendizagens significativas desta. Os resultados mostram que a participação no grupo de estudo propiciou um crescimento significativo no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando, principalmente, os professores a refletirem sobre suas atuações pedagógicas e também a compreenderem e valorizarem os conhecimentos prévios dos alunos, compreenderem que o pátio da escola e/ou suas proximidades são excelentes recursos para desenvolver conteúdos de Botânica que despertem o interesse dos alunos por sua realidade. Os resultados desta investigação evidenciam a relevância do grupo de estudo como um meio convincente e eficiente no processo de educação permanente e continuada de professores.
O trabalho buscou analisar as aprendizagens mais significativas dos professores de ciências numa perspectiva de construir cooperativamente uma unidade metodológica para o ensino de Botânica em nível fundamental. Para o desenvolvimento da investigação, foi formado um grupo de estudo, constituído por cinco professores regentes de classe de Ciências da Rede Municipal de Uruguaiana (RS). Os professores participaram de nove reuniões de trabalho, que visaram proporcionar uma reflexão crítica sobre a atuação pedagógica e, em conjunto, (re)construir novos caminhos para a educação científica escolar. A abordagem desta pesquisa foi qualitativa. As informações foram coletadas por meio de: observações das reuniões, depoimentos pessoais e atividades elaboradas. A análise produziu cinco categorias: (a) importância do grupo de estudo; (b) concepções gerais do grupo de estudo; (c) proposta metodológica cooperativa; (d) domínio do conteúdo; (e) exploração da realidade e a valorização dos conhecimentos prévios. A análise de conteúdo permitiu compreender a realidade estudada e verificar as aprendizagens significativas desta. Os resultados mostram que a participação no grupo de estudo propiciou um crescimento significativo no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando, principalmente, os professores a refletirem sobre suas atuações pedagógicas e também a compreenderem e valorizarem os conhecimentos prévios dos alunos, compreenderem que o pátio da escola e/ou suas proximidades são excelentes recursos para desenvolver conteúdos de Botânica que despertem o interesse dos alunos por sua realidade. Os resultados desta investigação evidenciam a relevância do grupo de estudo como um meio convincente e eficiente no processo de educação permanente e continuada de professores.
Palavras Chave
ensino fundamental, ciências, botânica, grupo de estudo, educação permanente.
ensino fundamental, ciências, botânica, grupo de estudo, educação permanente.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores