Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005).
Título
Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005).
Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005).
Autor
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes
Orientação
Jorge Megid Neto
Jorge Megid Neto
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Diante da incipiente divulgação das pesquisas sobre a Educação em Ciências no Brasil, e da importância da organização e classificação de dissertações e teses, procuramos descrever e analisar as tendências das pesquisas direcionadas ao Ensino de Ciências nas fases iniciais de escolarização, entre 1972 e 2005. Buscando traçar o panorama desta produção ao longo das décadas, observamos um aumento significativo de trabalhos que investigam o Ensino de Ciências nas séries iniciais nos últimos dez anos. Notamos também o aumento da produção na área de Educação Ambiental, assim como o crescimento dos estudos relacionados à área de Saúde e Sexualidade. Pudemos observar que os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas em pesquisas de intervenção se debruçaram mais sobre aspectos metodológicos e curriculares do processo de ensino e aprendizagem. Confirmamos a tendência de que nas últimas décadas, o construtivismo foi o movimento predominante na pesquisa em Ensino de Ciências, sendo notório o reflexo desse nas propostas de intervenção apresentadas nas pesquisas analisadas.
Diante da incipiente divulgação das pesquisas sobre a Educação em Ciências no Brasil, e da importância da organização e classificação de dissertações e teses, procuramos descrever e analisar as tendências das pesquisas direcionadas ao Ensino de Ciências nas fases iniciais de escolarização, entre 1972 e 2005. Buscando traçar o panorama desta produção ao longo das décadas, observamos um aumento significativo de trabalhos que investigam o Ensino de Ciências nas séries iniciais nos últimos dez anos. Notamos também o aumento da produção na área de Educação Ambiental, assim como o crescimento dos estudos relacionados à área de Saúde e Sexualidade. Pudemos observar que os trabalhos que descreveram práticas pedagógicas em pesquisas de intervenção se debruçaram mais sobre aspectos metodológicos e curriculares do processo de ensino e aprendizagem. Confirmamos a tendência de que nas últimas décadas, o construtivismo foi o movimento predominante na pesquisa em Ensino de Ciências, sendo notório o reflexo desse nas propostas de intervenção apresentadas nas pesquisas analisadas.
Palavras Chave
ensino de Ciências, séries iniciais, Estado da Arte.
ensino de Ciências, séries iniciais, Estado da Arte.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
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