Creche e família unidas na promoção de saúde infantil - visando melhor qualidade de vida a partir do ensino de Ciências.
Título
Creche e família unidas na promoção de saúde infantil - visando melhor qualidade de vida a partir do ensino de Ciências.
Creche e família unidas na promoção de saúde infantil - visando melhor qualidade de vida a partir do ensino de Ciências.
Autor
Regina Célia Revoredo Fernandes
Regina Célia Revoredo Fernandes
Orientação
Fábio de Oliveira Martinez Alonso
Fábio de Oliveira Martinez Alonso
Instituição
UNIPLI
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O perfil da saúde no Brasil tem reflexos em todos os setores da sociedade, atingindo a família, instituição de ensino e a criança, sua principal vítima. A formação da cidadania das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, no que diz respeito a saúde exige dos órgãos competentes o maior respeito e responsabilidade, para que a auto- estima dos familiares das crianças estejam de encontro com o processo educativo, permitindo- lhes um fácil acesso no momento em que precisam de atendimento e assim contribuindo com boa vontade ao atendimento as solicitações da instituição, quando necessário. Contribuindo com a instituição, entendendo que a saúde na família e na comunidade é importante na construção da cidadania. Todos os atores do processo possuem responsabilidades com ao tema contextualizando-o com a realidade, portanto não haverá tomada da consciência crítica, sendo analisando o desenvolvimento de todas as questões subjetivas que envolvem o tema. Entendemos que cultura local, hábitos e atitudes são fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, sendo assim indispensáveis no processo de novos valores que tem por finalidade mudar o enfoque dos responsáveis quanto ao trabalho da creche na promoção da saúde através do ensino de ciências. Em Vygotsky e Paulo Freire encontramos suporte teórico para os valores do estudo desenvolvido, assim evidenciando a importância do outro na construção da personalidade da criança, assim como o processo interativo e seu grande valor na relação cotidiana, no interior da creche, residência e no contexto comunitário. Partindo desse principio o tema Creche e Família Unidas na Promoção de Saúde Infantil visa uma melhor qualidade de vida a partir do ensino da ciência na primeira infância. Seu fundamento está no entendimento que fazemos que as ciências estão em toda a parte da vida diária e que o ensino da ciência favorece a construção do conhecimento que na criança acontece de forma natural e espontânea. Assim analisamos que a parceria é extremamente relevante para a articulação de novos valores, o que nos obriga a lutarmos contra a prática assistencialista do passado, atribuindo aos responsáveis os seus devidos papéis, entendemos que, após a construção, esses valores, estaremos contribuindo na relação dos pais ao atendimento das solicitações da creche, levando esses novos conhecimentos para suas casas e comunidade, isto é, ocorrerá a mudança de hábitos e tomada de consciência, atuando como dinamizadores das informações adquiridas pela promoção da saúde que se iniciou no interior do espaço da creche.
O perfil da saúde no Brasil tem reflexos em todos os setores da sociedade, atingindo a família, instituição de ensino e a criança, sua principal vítima. A formação da cidadania das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, no que diz respeito a saúde exige dos órgãos competentes o maior respeito e responsabilidade, para que a auto- estima dos familiares das crianças estejam de encontro com o processo educativo, permitindo- lhes um fácil acesso no momento em que precisam de atendimento e assim contribuindo com boa vontade ao atendimento as solicitações da instituição, quando necessário. Contribuindo com a instituição, entendendo que a saúde na família e na comunidade é importante na construção da cidadania. Todos os atores do processo possuem responsabilidades com ao tema contextualizando-o com a realidade, portanto não haverá tomada da consciência crítica, sendo analisando o desenvolvimento de todas as questões subjetivas que envolvem o tema. Entendemos que cultura local, hábitos e atitudes são fundamentais para o processo ensino-aprendizagem, sendo assim indispensáveis no processo de novos valores que tem por finalidade mudar o enfoque dos responsáveis quanto ao trabalho da creche na promoção da saúde através do ensino de ciências. Em Vygotsky e Paulo Freire encontramos suporte teórico para os valores do estudo desenvolvido, assim evidenciando a importância do outro na construção da personalidade da criança, assim como o processo interativo e seu grande valor na relação cotidiana, no interior da creche, residência e no contexto comunitário. Partindo desse principio o tema Creche e Família Unidas na Promoção de Saúde Infantil visa uma melhor qualidade de vida a partir do ensino da ciência na primeira infância. Seu fundamento está no entendimento que fazemos que as ciências estão em toda a parte da vida diária e que o ensino da ciência favorece a construção do conhecimento que na criança acontece de forma natural e espontânea. Assim analisamos que a parceria é extremamente relevante para a articulação de novos valores, o que nos obriga a lutarmos contra a prática assistencialista do passado, atribuindo aos responsáveis os seus devidos papéis, entendemos que, após a construção, esses valores, estaremos contribuindo na relação dos pais ao atendimento das solicitações da creche, levando esses novos conhecimentos para suas casas e comunidade, isto é, ocorrerá a mudança de hábitos e tomada de consciência, atuando como dinamizadores das informações adquiridas pela promoção da saúde que se iniciou no interior do espaço da creche.
Palavras Chave
Creche, Ensino de Ciências, Educação Infantil, Prática Pedagógica.
Creche, Ensino de Ciências, Educação Infantil, Prática Pedagógica.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Conteúdo-Método
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