Um Curso de Eletrodinâmica Básica à Distância.
Título
Um Curso de Eletrodinâmica Básica à Distância.
Um Curso de Eletrodinâmica Básica à Distância.
Autor
Alfredo Sotto Fernandes Junior
Alfredo Sotto Fernandes Junior
Orientação
Daniel Guilherme Gomes Sasaki
Daniel Guilherme Gomes Sasaki
Instituição
CEFET-RJ
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A chegada do computador às salas de informática das escolas deu um grande alento ao modelo tradicional de educação a distância. Paralelamente ao desenvolvimento da internet, novas mídias foram introduzidas, combinando hipertextos, fotos, vídeos, sons e simulações de fenômenos. Esses recursos também podem ser utilizados em sala de aula, onde é uma tarefa primordial para o professor empregar diferentes metodologias e ferramentas para motivar o aluno. O presente trabalho buscou relacionar a educação a distância, uma prática pedagógica inovadora em Física e a utilização das mídias computacionais. Baseado na teoria interacionista de Vygotsky, um curso de eletrodinâmica básica a distância foi montado para alunos da terceira série do ensino médio e ministrado através de uma plataforma de ensino. O curso foi estruturado com o objetivo de aprimorar os principais conceitos de eletrodinâmica e aplicá-los em situações concretas relacionadas ao cotidiano. O conteúdo foi dividido em módulos temáticos e apresentado de modo diferenciado tanto em forma (interacionista e a distância) como em abordagem (histórica, cotidiana, conceitual). O desempenho dos alunos ao longo do curso foi avaliado através de um questionário específico.
A chegada do computador às salas de informática das escolas deu um grande alento ao modelo tradicional de educação a distância. Paralelamente ao desenvolvimento da internet, novas mídias foram introduzidas, combinando hipertextos, fotos, vídeos, sons e simulações de fenômenos. Esses recursos também podem ser utilizados em sala de aula, onde é uma tarefa primordial para o professor empregar diferentes metodologias e ferramentas para motivar o aluno. O presente trabalho buscou relacionar a educação a distância, uma prática pedagógica inovadora em Física e a utilização das mídias computacionais. Baseado na teoria interacionista de Vygotsky, um curso de eletrodinâmica básica a distância foi montado para alunos da terceira série do ensino médio e ministrado através de uma plataforma de ensino. O curso foi estruturado com o objetivo de aprimorar os principais conceitos de eletrodinâmica e aplicá-los em situações concretas relacionadas ao cotidiano. O conteúdo foi dividido em módulos temáticos e apresentado de modo diferenciado tanto em forma (interacionista e a distância) como em abordagem (histórica, cotidiana, conceitual). O desempenho dos alunos ao longo do curso foi avaliado através de um questionário específico.
Palavras Chave
ensino à distância, eletrodinâmica, ensino médio, tecnologia.
ensino à distância, eletrodinâmica, ensino médio, tecnologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos