Noções conceituais e práticas educativas em alimentação e nutrição dos professores de 1ª a 4ª séries do Distrito Federal.
Título
Noções conceituais e práticas educativas em alimentação e nutrição dos professores de 1ª a 4ª séries do Distrito Federal.
Noções conceituais e práticas educativas em alimentação e nutrição dos professores de 1ª a 4ª séries do Distrito Federal.
Autor
Patrícia Martins Fernandez
Patrícia Martins Fernandez
Orientação
Denise Oliveira e Silva
Denise Oliveira e Silva
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências da Saúde
Faculdade de Ciências da Saúde
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O estudo analisa as noções conceituais e práticas educativas sobre alimentação e nutrição em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal (DF). Foi aplicado questionário semi-estruturado com 267 professores de 1ª a 4ª séries em 52 escolas públicas e privadas do DF. Os educadores classificaram os grupos de alimentos segundo exemplos, funções e distribuição na pirâmide alimentar. Além disso, o instrumento proporcionou a elaboração de um ranking das recomendações nutricionais e a descrição das práticas reforçadas pelos professores aos alunos. Por fim, foram identificadas as fontes de informações consultadas durante o planejamento das atividades na escola, as razões para sua inserção, os agentes influenciadores da alimentação da criança e a discussão das consequências da obesidade infantil. Os resultados apontam uma associação dos alimentos energéticos e energéticos extras com uma alimentação inadequada e os grupos reguladores e construtores foram identificados como a base de uma dieta diária saudável. Os livros didáticos e materiais como revistas e jornais foram apontados como as principais fontes de consulta dos educadores, com menor destaque aos manuais técnicos e profissionais de saúde. Nas escolas públicas observou-se relação entre pobreza e falta de higiene como norteadora do trabalho educativo do professor. Enquanto isso, nas escolas particulares, a dieta com verduras e frutas, a prática da atividade física e o peso saudável consistiram nas principais recomendações dos educadores. Em relação à obesidade infantil, evidenciou-se o aspecto biológico da doença, que privilegia a supervalorização do corpo magro. A família e a escola consistiram em importantes agentes de influência nos hábitos alimentares das crianças, sendo que a mídia ocupou uma posição de destaque junto ao ambiente escolar e familiar. Conclui-se que é necessário que os Parâmetros Curriculares Nacionais, os livros didáticos e os guias alimentares estejam sendo revisados quanto aos temas de nutrição com ênfase ao componente cultural e social da alimentação. As recomendações para promoção de uma alimentação saudável deverão atender as realidades de cada escola, privilegiando a inserção da educação nutricional no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas públicas. Destaca-se também que é essencial a co-participação entre educadores, pais e profissionais de saúde no reforço das atividades educativas na escola, aliado às práticas de marketing social em alimentação e saúde. Por último, para estimular o campo educativo da nutrição em escolas públicas e privadas, defende-se a regulamentação de uma Lei Federal restringindo a venda de alimentos pouco nutritivos no ambiente interno e proximidades das escolas.
O estudo analisa as noções conceituais e práticas educativas sobre alimentação e nutrição em escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal (DF). Foi aplicado questionário semi-estruturado com 267 professores de 1ª a 4ª séries em 52 escolas públicas e privadas do DF. Os educadores classificaram os grupos de alimentos segundo exemplos, funções e distribuição na pirâmide alimentar. Além disso, o instrumento proporcionou a elaboração de um ranking das recomendações nutricionais e a descrição das práticas reforçadas pelos professores aos alunos. Por fim, foram identificadas as fontes de informações consultadas durante o planejamento das atividades na escola, as razões para sua inserção, os agentes influenciadores da alimentação da criança e a discussão das consequências da obesidade infantil. Os resultados apontam uma associação dos alimentos energéticos e energéticos extras com uma alimentação inadequada e os grupos reguladores e construtores foram identificados como a base de uma dieta diária saudável. Os livros didáticos e materiais como revistas e jornais foram apontados como as principais fontes de consulta dos educadores, com menor destaque aos manuais técnicos e profissionais de saúde. Nas escolas públicas observou-se relação entre pobreza e falta de higiene como norteadora do trabalho educativo do professor. Enquanto isso, nas escolas particulares, a dieta com verduras e frutas, a prática da atividade física e o peso saudável consistiram nas principais recomendações dos educadores. Em relação à obesidade infantil, evidenciou-se o aspecto biológico da doença, que privilegia a supervalorização do corpo magro. A família e a escola consistiram em importantes agentes de influência nos hábitos alimentares das crianças, sendo que a mídia ocupou uma posição de destaque junto ao ambiente escolar e familiar. Conclui-se que é necessário que os Parâmetros Curriculares Nacionais, os livros didáticos e os guias alimentares estejam sendo revisados quanto aos temas de nutrição com ênfase ao componente cultural e social da alimentação. As recomendações para promoção de uma alimentação saudável deverão atender as realidades de cada escola, privilegiando a inserção da educação nutricional no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas públicas. Destaca-se também que é essencial a co-participação entre educadores, pais e profissionais de saúde no reforço das atividades educativas na escola, aliado às práticas de marketing social em alimentação e saúde. Por último, para estimular o campo educativo da nutrição em escolas públicas e privadas, defende-se a regulamentação de uma Lei Federal restringindo a venda de alimentos pouco nutritivos no ambiente interno e proximidades das escolas.
Palavras Chave
Educação Nutricional; Prática Docente; Séries Iniciais.
Educação Nutricional; Prática Docente; Séries Iniciais.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Professor
Formação de Conceitos, Características do Professor