O momento linear e a relevância das sínteses na Educação em Ciências
Título
O momento linear e a relevância das sínteses na Educação em Ciências
O momento linear e a relevância das sínteses na Educação em Ciências
Educação
Autor
Paulo Celso Ferrari
Paulo Celso Ferrari
Orientação
Sergio Roberto de Paulo
Sergio Roberto de Paulo
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Cuiabá/MS
Cuiabá/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Através de um pequeno recorte situado no início do primeiro ano do segundo grau é defendida a necessidade de os educadores dedicados ao ensino de Ciências introduzirem os conceitos mais amplos, que representem sínteses do pensamento científico, anteriormente aos conceitos simplificados, que encontram justificativas de validade quando inseridos nas teorias mais abrangentes. Nesta dissertação é defendido que o paradigma newtoniano da Mecânica Clássica deva ser introduzido a partir da Lei de Conservação da Quantidade de Movimento, mediante a comparação com o paradigma escolástico anterior, representado pela teoria do impetus, e o paradigma sucessor, representado pelas teorias da relatividade e da quântica. A proposta salienta o papel da causalidade na transição entre os estágios das operações concretas para as formais (Piaget). Possibilita a introdução imediata de problemas do cotidiano, reduzindo a alienação (Marx). O resgate da teoria do impetus revela a visão de continuidade e rupturas na Historia da Ciência (Kuhn). A discussão das leis de conservação atende a necessidade de introduzir diferentes graus de síntese na visão das totalidades (Bohm). Vista como uma lei de conservação extensível às outras mecânicas, a quantidade de movimento prepara o estudante para o novo espírito científico exigido pela Física Moderna (Bachelard). Pedagogicamente, esta iniciativa facilita o diálogo entre professores e alunos (Freire) e resgata a alegria de estudar mesmo aqueles assuntos considerados difíceis (Snyders). É feita também uma análise de trabalhos de quatro autores brasileiros (Angotti, Menezes, Villani e Zanetic). Um estudo experimental inspirado nos resultados do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física da USP, corrobora alguns dos pressupostos teóricos defendidos.
Através de um pequeno recorte situado no início do primeiro ano do segundo grau é defendida a necessidade de os educadores dedicados ao ensino de Ciências introduzirem os conceitos mais amplos, que representem sínteses do pensamento científico, anteriormente aos conceitos simplificados, que encontram justificativas de validade quando inseridos nas teorias mais abrangentes. Nesta dissertação é defendido que o paradigma newtoniano da Mecânica Clássica deva ser introduzido a partir da Lei de Conservação da Quantidade de Movimento, mediante a comparação com o paradigma escolástico anterior, representado pela teoria do impetus, e o paradigma sucessor, representado pelas teorias da relatividade e da quântica. A proposta salienta o papel da causalidade na transição entre os estágios das operações concretas para as formais (Piaget). Possibilita a introdução imediata de problemas do cotidiano, reduzindo a alienação (Marx). O resgate da teoria do impetus revela a visão de continuidade e rupturas na Historia da Ciência (Kuhn). A discussão das leis de conservação atende a necessidade de introduzir diferentes graus de síntese na visão das totalidades (Bohm). Vista como uma lei de conservação extensível às outras mecânicas, a quantidade de movimento prepara o estudante para o novo espírito científico exigido pela Física Moderna (Bachelard). Pedagogicamente, esta iniciativa facilita o diálogo entre professores e alunos (Freire) e resgata a alegria de estudar mesmo aqueles assuntos considerados difíceis (Snyders). É feita também uma análise de trabalhos de quatro autores brasileiros (Angotti, Menezes, Villani e Zanetic). Um estudo experimental inspirado nos resultados do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física da USP, corrobora alguns dos pressupostos teóricos defendidos.
Palavras Chave
Ensino de Física; Metodologia; Espírito Científico.
Ensino de Física; Metodologia; Espírito Científico.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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