Temas contemporâneios na formação docente à distância: uma introdução à teoria do caos.
Título
Temas contemporâneios na formação docente à distância: uma introdução à teoria do caos.
Temas contemporâneios na formação docente à distância: uma introdução à teoria do caos.
Autor
Paulo Celso Ferrari
Paulo Celso Ferrari
Orientação
José André Peres Angotti
José André Peres Angotti
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho realizamos um estudo de caso envolvendo a elaboração e aplicação de um mini-curso na modalidade a distância sobre o tema Caos em Sistemas Dinâmicos para a formação de professores, baseada na educação problematizadora de Paulo Freire. O processo de elaboração do mini-curso foi inspirado no conceito de investigação temática, de Freire, e o método de execução foi o dos três momentos pedagógicos, de Delizoicov e Angotti. Utilizamos o ambiente virtual Moodle como mediação tecnológica de educação a distância. Concluímos que a inserção de temas contemporâneos na formação de professores mediada por tecnologia pode ter caráter problematizador. Para tanto, depende da colaboração entre especialistas da área específica e pedagógica na escolha do conteúdo científico, da participação dos professores ou futuros professores na adequação do material didático e de um ambiente virtual para possibilitar a interação entre os participantes, flexibilizar o processo de avaliação, o espaço e o tempo de aprendizagem.
Neste trabalho realizamos um estudo de caso envolvendo a elaboração e aplicação de um mini-curso na modalidade a distância sobre o tema Caos em Sistemas Dinâmicos para a formação de professores, baseada na educação problematizadora de Paulo Freire. O processo de elaboração do mini-curso foi inspirado no conceito de investigação temática, de Freire, e o método de execução foi o dos três momentos pedagógicos, de Delizoicov e Angotti. Utilizamos o ambiente virtual Moodle como mediação tecnológica de educação a distância. Concluímos que a inserção de temas contemporâneos na formação de professores mediada por tecnologia pode ter caráter problematizador. Para tanto, depende da colaboração entre especialistas da área específica e pedagógica na escolha do conteúdo científico, da participação dos professores ou futuros professores na adequação do material didático e de um ambiente virtual para possibilitar a interação entre os participantes, flexibilizar o processo de avaliação, o espaço e o tempo de aprendizagem.
Palavras Chave
Educação problematizadora, Educação a distância, Caos.
Educação problematizadora, Educação a distância, Caos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores