Temas contemporâneios na formação docente à distância: uma introdução à teoria do caos.

Título
Temas contemporâneios na formação docente à distância: uma introdução à teoria do caos.
Autor
Paulo Celso Ferrari
Orientação
José André Peres Angotti
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2008
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho realizamos um estudo de caso envolvendo a elaboração e aplicação de um mini-curso na modalidade a distância sobre o tema Caos em Sistemas Dinâmicos para a formação de professores, baseada na educação problematizadora de Paulo Freire. O processo de elaboração do mini-curso foi inspirado no conceito de investigação temática, de Freire, e o método de execução foi o dos três momentos pedagógicos, de Delizoicov e Angotti. Utilizamos o ambiente virtual Moodle como mediação tecnológica de educação a distância. Concluímos que a inserção de temas contemporâneos na formação de professores mediada por tecnologia pode ter caráter problematizador. Para tanto, depende da colaboração entre especialistas da área específica e pedagógica na escolha do conteúdo científico, da participação dos professores ou futuros professores na adequação do material didático e de um ambiente virtual para possibilitar a interação entre os participantes, flexibilizar o processo de avaliação, o espaço e o tempo de aprendizagem.
Palavras Chave
Educação problematizadora, Educação a distância, Caos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores