O Uso da Internet Como Instrumento de Mediação Pedagógica em Curso de Graduação: Estudo de Caso de Uma Universidade Pública Federal e de Uma Universidade Privada no Brasil.

Título
O Uso da Internet Como Instrumento de Mediação Pedagógica em Curso de Graduação: Estudo de Caso de Uma Universidade Pública Federal e de Uma Universidade Privada no Brasil.
Autor
Ademir Gomes Ferraz
Orientação
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Com o presente estudo procuramos averiguar a importância da Internet no ensino presencial de graduação. Ao fazer o estudo tomamos como fundamento idéias de Vygotsky que contemplam a interação entre as pessoas como forma de se adquirir conhecimento. Abordamos, como elemento para o estudo, os cursos de Licenciatura em Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Universidade Católica de Pernambuco buscando, assim, investigar diferenças e semelhanças no uso da Internet em uma universidade pública e uma universidade privada no Brasil. Para este trabalho a amostra foi definida a partir de professores que, em cada uma das instituições, lecionavam no curso abordado e possuíam determinado perfil. Procuramos não ficarmos circunscritos ao que nos sugeriram os dados colhidos pelos questionários, entrevistas e bibliografia. Indo mais além, levamos os resultados obtidos a partir das respostas à análise estatística que nos pode sugerir, com mais segurança, a existência de diferenças no uso da Internet naqueles cursos daquelas instituições. O trabalho permitiu verificar, em alguns momentos, que diferenças e semelhanças existentes poderiam ser consideradas entre os cursos daquelas instituições de modo geral e não apenas entre os cursos mencionados. Nossas conclusões apontam para a questão da competência que professores e alunos devem ter caso desejem incorporar a Internet no seu fazer cotidiano, bem como para o esclarecimento de dificuldades e problemas existentes quando se insere o computador como ferramenta no ensino. Finalmente, trabalhamos a questão da presença de proposta pedagógica na inserção da Internet como meio de interação entre os agentes do ensino e buscamos explicar o motivo do grande aumento nas comunicações entre as pessoas não ser verificado na relação aluno-professor nos cursos abordados.
Palavras Chave
Novas Tecnologias, Aprendizagem e Ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores