Contribuição para a Abordagem de Temas da Atualidade em Sala de Aula: investigando as concepções dos estudantes sobre sangue.

Título
Contribuição para a Abordagem de Temas da Atualidade em Sala de Aula: investigando as concepções dos estudantes sobre sangue.
Autor
Andréa Soares Davila Ferraz
Orientação
Maria Sueli Parreira de Arruda
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciencias
Ano
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Como ressalta Boltanski (1989), os indivíduos se submetem a um processo de elaboração pessoal que visa traduzir as informações científicas numa linguagem que lhes faça sentido. Assim, traduzem o discurso em categorias de senso comum utilizando seu repertório de conhecimentos e constrói um mapa de informações que lhes servirá como guia de conduta. No que se refere a saúde, o sucesso do educador em obter ampliação dos conceitos pre-existentes, esbarra no fato dos educandos terem dificuldade de entender a linguagem da ciência e, até mesmo, a própria linguagem que ele utiliza em sala de aula; essa condição gera, nos alunos, uma trama de significados tão difíceis de serem transpostos para o seu cotidiano, que eles acabam traduzindo esses novos conhecimentos em uma linguagem própria e de senso comum. O resultado desta situação é a manutenção de conceitos e atitudes que divergem do considerado cientificamente adequado o que, certamente, interfere em seu convívio social e na sua qualidade de vida. Buscando subsídios para essas premissas, o estudo visou identificar as concepções de escolares sobre a temática sangue, um ano após sua abordagem no ambiente escolar; nosso objetivo primeiro foi verificar se o ensino formal foi suficiente para desmitificar crenças, esclarecer preconceitos e curiosidades à respeito do tema. O método utilizado na obtenção dos dados foi a realização de redações sobre o tema e subtemas do sangue. A opção pela redação se deu, por acreditarmos que através da escrita, coletamos a reflexão dos indivíduos sobre o assunto e, de modo, estaríamos identificando as concepções dos alunos sobre o tema e, não apenas, conhecimentos memorizados. A partir dos resultados buscamos discutir a dinâmica da construção das concepções encontradas e a visão de senso comum que engloba o tema mesmo após a abordagem escolar. Os resultados encontrados e discutidos até o momento indicam que, além de muitas dúvidas, os educandos possuem conhecimentos afinados com o senso comum e com a tradição histórica da cultura popular com relação a conceituação e utilização de termos referentes ao sangue; revelam ainda a presença de preconceitos, não desmitificados nas aulas de ciências. Sugerem, desse modo, que a escolaridade não foi suficiente para promover mudanças conceituais sobre o tema, uma vez que esses educandos permaneceram com o discurso de senso comum; é possível que os professores ao abordarem esse assunto estejam conferindo maior ênfase à informação que, estimulando a reflexão dos alunos.
Palavras Chave
educação para a saúde, ensino de ciências, ensino fundamental

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno