A abordagem das questões bioéticas no ensino de Biologia de 2o grau

Título
A abordagem das questões bioéticas no ensino de Biologia de 2o grau
Autor
Claudia de Angeli Ferraz
Orientação
Marcos Tarciso Masetto
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O ensino atual de biologia não tem contemplado os avanços tecnológicos, assim como a análise das implicações sociais e éticas da produção científica. Este trabalho propõe resgatar estas questões por meio da abordagem da bioética. A discussão de temas desta natureza no currículo de biologia contribui para uma prática pedagógica voltada não só para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas também para o desenvolvimento de valores e atitudes fundamentais no exercício da cidadania. Debates e reflexões éticas sobre problemas atuais e relevantes para a sociedade permitem orientar nossos alunos quanto à tomada de decisões de forma consciente e ao encaminhamento de soluções para nossos problemas cotidianos. Os caminhos percorridos ao longo deste estudo sinalizam a importância de resgatar o cotidiano no ensino, sua relação com o movimento C/T/S (Ciência/Tecnologia/Sociedade) e a necessidade de (re)significar o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. A concepção curricular que permeia este trabalho adota a metáfora da rede, em contraposição à linearidade, sequenciação e acumulação do saber que embasam a organização curricular vigente nas nossas escolas, tornando este conhecimento mais dinâmico e multidimensional. O percurso metodológico escolhido passa pela análise da Proposta Curricular para o ensino de biologia de 2º grau da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), pela reflexão sobre a minha prática docente e por estudos teóricos envolvendo o significado do currículo, da bioética e do papel do professor como agente educativo.
Palavras Chave
bioética; CTS; Currículo

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas