A formação dos professores de Ciências Biológicas e os Parâmetros Curriculares Nacionais: um estudo de caso.

Título
A formação dos professores de Ciências Biológicas e os Parâmetros Curriculares Nacionais: um estudo de caso.
Autor
Ana Maria Rotta Ferreira
Orientação
Tereza de Jesus Ferreira Scheide
Instituição
UNOESTE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Presidente Prudente/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A preocupação básica desta pesquisa é analisar a formação dos professores de Ciências Biológicas e a possibilidade de implementação das inovações teórico-metodológicas apresentadas atualmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O que faz surgir o questionamento a respeito da formação inicial do professor realizada na Licenciatura da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a pesquisa qualitativa e, mais especificamente, o Estudo de Caso. Para o levantamento de dados utilizou-se a pesquisa documental, questionários informativos com questões abertas e fechadas, além de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas. Na interpretação dos dados foi utilizada a quantificação e análise de conteúdo. Primeiramente foi feito junto aos alunos um levantamento de opinião a respeito do curso que freqüentam, para se obter um diagnóstico da situação. A seguir foi proposto um estudo a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais sugerindo sempre a implementação em sala de aula pelo fato dos alunos já serem professores. Em seguida foi feita uma análise da estrutura curricular da Licenciatura em questão. Os resultados obtidos permitem concluir que os questionamentos frente à prática educativa (tônica deste trabalho) são de suma importância nos cursos de formação de professores, pois incentivam a curiosidade, dá segurança e propicia mudanças de atitudes em redação à ação docente.
Palavras Chave
formação, pesquisa, problematização.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores