A hipermídia e o ensino de ciências: aplicação para o ensino introdutório do conceito de campo.
Título
A hipermídia e o ensino de ciências: aplicação para o ensino introdutório do conceito de campo.
A hipermídia e o ensino de ciências: aplicação para o ensino introdutório do conceito de campo.
Autor
Carlos Eduardo dos Reis Ferreira
Carlos Eduardo dos Reis Ferreira
Orientação
José André Peres Angotti
José André Peres Angotti
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As novas tecnologias de informação e comunicação, em particular a internet, têm trazido desafios cada vez maiores aos docentes. Podemos destacar o distanciamento entre os estudos científicos divulgados nos meios de comunicação e os abordados em sala de aula, e a incorporação de novas mídias, gerando a renovação da prática docente. Responder estas questões trazendo contribuição ao processo de ensino-aprendizagem, distanciando-se de modismo ou tendências meramente estéticas e buscando a formação de um cidadão melhor preparado para as exigências da nova sociedade que está se apresentando, é o ponto de partida deste estudo. Dentro desta problemática, o objetivo principal deste trabalho foi a construção de um material educacional à luz destas respostas o que levantou questões teóricas fundamentais para o desenvolvimento prático desta abordagem. As teorias para o desenvolvimento de materiais para educação à distância serviram como referência à essência da proposta. Estudos sobre o uso de novas mídias na educação e o respaldo teórico de alguns conceitos de Piaget, Vygotsky e de pesquisadores atuais da área de aprendizagem cooperativa apoiada por computador nortearam o desenvolvimento do aplicativo proposto. A implantação de um ambiente virtual de aprendizagem na hospedagem da aplicação hipermídia para o ensino de Física foi a maior contribuição deste trabalho, já que podemos encontrar diversas aplicações existentes na internet desprovidas desta relação. À guisa de conclusão, estão elaboradas perguntas com sugestão de respostas, cujo principal objetivo é fomentar a discussão na comunidade de pesquisa em ensino de Ciências e, em particular, deste programa de pós-graduação.
As novas tecnologias de informação e comunicação, em particular a internet, têm trazido desafios cada vez maiores aos docentes. Podemos destacar o distanciamento entre os estudos científicos divulgados nos meios de comunicação e os abordados em sala de aula, e a incorporação de novas mídias, gerando a renovação da prática docente. Responder estas questões trazendo contribuição ao processo de ensino-aprendizagem, distanciando-se de modismo ou tendências meramente estéticas e buscando a formação de um cidadão melhor preparado para as exigências da nova sociedade que está se apresentando, é o ponto de partida deste estudo. Dentro desta problemática, o objetivo principal deste trabalho foi a construção de um material educacional à luz destas respostas o que levantou questões teóricas fundamentais para o desenvolvimento prático desta abordagem. As teorias para o desenvolvimento de materiais para educação à distância serviram como referência à essência da proposta. Estudos sobre o uso de novas mídias na educação e o respaldo teórico de alguns conceitos de Piaget, Vygotsky e de pesquisadores atuais da área de aprendizagem cooperativa apoiada por computador nortearam o desenvolvimento do aplicativo proposto. A implantação de um ambiente virtual de aprendizagem na hospedagem da aplicação hipermídia para o ensino de Física foi a maior contribuição deste trabalho, já que podemos encontrar diversas aplicações existentes na internet desprovidas desta relação. À guisa de conclusão, estão elaboradas perguntas com sugestão de respostas, cujo principal objetivo é fomentar a discussão na comunidade de pesquisa em ensino de Ciências e, em particular, deste programa de pós-graduação.
Palavras Chave
educação à distância, aprendizagem colaborativa, internet.
educação à distância, aprendizagem colaborativa, internet.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos