A hipermídia e o ensino de ciências: aplicação para o ensino introdutório do conceito de campo.

Título
A hipermídia e o ensino de ciências: aplicação para o ensino introdutório do conceito de campo.
Autor
Carlos Eduardo dos Reis Ferreira
Orientação
José André Peres Angotti
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
As novas tecnologias de informação e comunicação, em particular a internet, têm trazido desafios cada vez maiores aos docentes. Podemos destacar o distanciamento entre os estudos científicos divulgados nos meios de comunicação e os abordados em sala de aula, e a incorporação de novas mídias, gerando a renovação da prática docente. Responder estas questões trazendo contribuição ao processo de ensino-aprendizagem, distanciando-se de modismo ou tendências meramente estéticas e buscando a formação de um cidadão melhor preparado para as exigências da nova sociedade que está se apresentando, é o ponto de partida deste estudo. Dentro desta problemática, o objetivo principal deste trabalho foi a construção de um material educacional à luz destas respostas o que levantou questões teóricas fundamentais para o desenvolvimento prático desta abordagem. As teorias para o desenvolvimento de materiais para educação à distância serviram como referência à essência da proposta. Estudos sobre o uso de novas mídias na educação e o respaldo teórico de alguns conceitos de Piaget, Vygotsky e de pesquisadores atuais da área de aprendizagem cooperativa apoiada por computador nortearam o desenvolvimento do aplicativo proposto. A implantação de um ambiente virtual de aprendizagem na hospedagem da aplicação hipermídia para o ensino de Física foi a maior contribuição deste trabalho, já que podemos encontrar diversas aplicações existentes na internet desprovidas desta relação. À guisa de conclusão, estão elaboradas perguntas com sugestão de respostas, cujo principal objetivo é fomentar a discussão na comunidade de pesquisa em ensino de Ciências e, em particular, deste programa de pós-graduação.
Palavras Chave
educação à distância, aprendizagem colaborativa, internet.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos