Reflexos poéticos no ensino de Física: imagens do campo eletromagnético.

Título
Reflexos poéticos no ensino de Física: imagens do campo eletromagnético.
Ensino de Ciências
Autor
Fernando César Ferreira
Orientação
Yassuko Hosoume
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho investiga algumas das relações entre o Ensino de Física e diferentes linguagens. Discute-se o papel das metáforas e analogias como valiosas ferramentas para o ensino e compreensão de conceitos físicos, abrindo novas perspectivas para torná-lo mais atraentes. Particularizando para o fenômeno da indução eletromagnética, foram criadas atividades experimentais - uma demonstração dos efeitos da indução eletromagnética - e a leitura de um gênero literário conhecido como limerick. Estas atividades serviram como instrumento de coleta de dados e foram aplicadas à alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries de um Centro de Formação para o Magistério (CEFAM) da cidade de São Paulo. Neste trabalho a poesia não é uma ferramenta de auxílio na compreensão de conceitos físicos. Ela está ao nosso lado contra um embotamento do pensamento por um automatismo de linguagem, mas, principalmente, de fórmulas, equações e conceitos. Ainda assim, deve ser observado e reforçado o caráter do limerick e da atividade experimental como elementos de estranhamento e, em consequência, disparadores das imagens e metáforas que os alunos têm incorporados à sua cultura. Cultura esta que deve ser considerada, em uma tentativa de reconhecer e compreender o ambiente da sala de aula como um espaço multicultural e no qual se pretende inserir a rede de conceitos científicos da Física.
Palavras Chave
Eletromagnetismo; Linguagem; Metáforas.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método