Abordagem temática na EJA: sentidos atribuídos pelos educandos a sua Educação Científica.

Título
Abordagem temática na EJA: sentidos atribuídos pelos educandos a sua Educação Científica.
Autor
Leonardo Augusto Gonçalves Ferreira
Orientação
Adelson Fernandes Moreira
Instituição
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Motivados pelo desafio de se desenvolver uma prática educativa específica para o contexto da EJA, implementamos uma prática denominada Seminários Interativos, que é desenvolvida em grupos de estudantes apoiados em temáticas de interesse coletivo. Nessa perspectiva a presente investigação busca respostas aos sentidos que os educandos jovens e adultos atribuem a essa prática educativa e o significado dessa prática para a educação científica desses estudantes. A resposta a essa questão foi ancorada em contribuições teóricas acerca da Educação Científica e do movimento CTS em que delimitamos os conceitos em função do público da EJA e da prática educativa no ensino de Ciências e Biologia. Em Paulo Freire buscamos o diálogo permanente com nossa experiência educativa e refletimos sobre as condições e o contexto de vida desse educando jovem e adulto bem como o sentido atribuído por esse educando a prática educativa. Apoiamos na Teoria da Atividade e analisamos as trajetórias de grupos de educandos envolvidos com a abordagem temática proposta nos Seminários Interativos. Em nossa investigação, os procedimentos de coleta de dados envolveram: a elaboração de um diário de bordo, a aplicação de fichas de afirmações e o desenvolvimento de três grupos focais. Os resultados dessa investigação apontam para a validação da prática educativa pelos estudantes, no entanto, para além das possibilidades apontadas, identificamos limites que podem se configurar durante o processo, esses normalmente se fazem na relação interpessoal, na organização e no uso dos tempos e na proposição da temática. As contribuições da experiência com a prática surgem a partir da superação de desafios que envolvem a convivência entre colegas, o desenvolvimento da autonomia, oralidade, com o aprendizado de conceitos científicos e a possibilidade de compartilhar socialmente o que foi aprendido a partir do diálogo entre o ensino de Ciências e Biologia e o contexto de vida em que estão inseridos.
Palavras Chave
Educação de Jovens e Adultos, Educação Científica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método