A História da Disciplina Escolar Ciências no colégio Pedro II (1960-1980).
Título
A História da Disciplina Escolar Ciências no colégio Pedro II (1960-1980).
A História da Disciplina Escolar Ciências no colégio Pedro II (1960-1980).
Autor
Márcia Serra Ferreira
Márcia Serra Ferreira
Orientação
Antonio Flavio Barbosa Moreira
Antonio Flavio Barbosa Moreira
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O estudo focaliza a história da disciplina escolar Ciências, nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental, no Colégio Pedro II, entre os anos de 1960 e os anos de 1980. Apropriando-me do campo do Currículo e da História das Disciplinas Escolares - especialmente Ivor Goodson -, da História da Educação e da Historiografia, e defendendo que os processos vivenciados em uma instituição reinterpretam processos educacionais e sócio-históricos mais amplos, investigo os mecanismos institucionais de estabilidade e mudança curriculares, além dos objetivos, conteúdos e métodos de ensino. Analisando depoimentos e documentos do currículo escrito, evidencio como, nos anos de 1960/70, o menor status dessa disciplina escolar possibilitou o surgimento de influências inovadoras. Posteriormente, modificações nas formas de recrutamento docente e o esvaziamento de poder dos últimos catedráticos, aliados às mudanças no movimento de renovação do ensino de Ciências, permitiram a emergência de outros grupos disciplinares e puderam colaborar para oscilações em torno de objetivos utilitários e acadêmicos. Do mesmo modo, puderam contribuir para a construção de novas retóricas, que possibilitassem a manutenção do prestígio da disciplina escolar e do Colégio Pedro II no "mercado da identidade social".
O estudo focaliza a história da disciplina escolar Ciências, nas quatro últimas séries do Ensino Fundamental, no Colégio Pedro II, entre os anos de 1960 e os anos de 1980. Apropriando-me do campo do Currículo e da História das Disciplinas Escolares - especialmente Ivor Goodson -, da História da Educação e da Historiografia, e defendendo que os processos vivenciados em uma instituição reinterpretam processos educacionais e sócio-históricos mais amplos, investigo os mecanismos institucionais de estabilidade e mudança curriculares, além dos objetivos, conteúdos e métodos de ensino. Analisando depoimentos e documentos do currículo escrito, evidencio como, nos anos de 1960/70, o menor status dessa disciplina escolar possibilitou o surgimento de influências inovadoras. Posteriormente, modificações nas formas de recrutamento docente e o esvaziamento de poder dos últimos catedráticos, aliados às mudanças no movimento de renovação do ensino de Ciências, permitiram a emergência de outros grupos disciplinares e puderam colaborar para oscilações em torno de objetivos utilitários e acadêmicos. Do mesmo modo, puderam contribuir para a construção de novas retóricas, que possibilitassem a manutenção do prestígio da disciplina escolar e do Colégio Pedro II no "mercado da identidade social".
Palavras Chave
currículo, ensino de ciências, história das disciplinas.
currículo, ensino de ciências, história das disciplinas.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
História do Ensino de Ciências
História do Ensino de Ciências