O jogo no ensino de Ciências: limites e possibilidades.

Título
O jogo no ensino de Ciências: limites e possibilidades.
Autor
Marcilene Alves Ferreira
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazzan
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
1998
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar a contribuição dos jogos divulgados em publicações especificas da área educacional, e voltados para o ensino de Biologia, para o desenvolvimento da aprendizagem escolar de conceitos específicos. Privilegiamos os jogos coletivos, por acreditarmos promoverem o desenvolvimento da inteligência e da cooperação. Consideramos, ainda, o jogo, uma atividade lúdica que consiste na disputa entre dois ou mais "tomadores de decisões", os quais buscam o sucesso mediante regras estabelecidas, O trabalho foi realizado em três etapas: 1º Etapa - Classificação dos jogos; 2º Etapa - Análise dos jogos, a partir das descrições nas publicações; 3º Etapa - Aplicação de 5 jogos selecionados, sobre o tema Ecologia, em aulas de Ciências de 5ª série de duas escolas municipais de Santa Maria. Nesta etapa, avaliou-se a efetividade da aprendizagem, através dos jogos, através de avaliações diferenciadas: um pré-teste; uma entrevista; uma segunda entrevista intermediária e, finalmente, um pós-teste. A partir da análise dos resultados obtidos com o conjunto destes instrumentos, pode-se afirmar que os alunos compreenderam os conceitos estudados, a ponto de utilizá-los nas diferentes situações que lhes foram apresentadas durante as avaliações. Os jogos mostraram-se, assim, um recurso eficiente para a aprendizagem dos conceitos biológicos pretendidos, bem como capazes de motivar.
Palavras Chave
Aprendizagem, jogos, ecologia.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos