Utilizando o ciclo da experiência de Kelly para investigar a compreensão do comportamento dual da luz.
Título
Utilizando o ciclo da experiência de Kelly para investigar a compreensão do comportamento dual da luz.
Utilizando o ciclo da experiência de Kelly para investigar a compreensão do comportamento dual da luz.
Autor
Nélio Oliveira Ferreira
Nélio Oliveira Ferreira
Orientação
Ernande Barbosa da Costa
Ernande Barbosa da Costa
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar o comportamento dual da luz devido a implementação de uma nova abordagem baseada na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, mais especificamente, no Ciclo da Experiência. As cinco etapas desse ciclo (antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva) foram distribuídas em três aulas durante as quais foram acompanhadas as concepções dos alunos, desde as iniciais, detectadas através de um pré-teste e da produção de um cartaz, até as concepções mantidas ao término da intervenção didática, através de um pós-teste e da produção de um novo cartaz. Foram investigados os conceitos de onda, partícula, freqüência e comprimento de onda, além de fotoelétrons, potencial de corte e freqüência de corte com o intuito de retratar o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Na produção dos cartazes, as respostas consideradas aceitáveis passaram de 64% para 100% no que diz respeito ao conceito de onda. Em relação ao conceito de partícula na produção dos cartazes, os resultados foram ainda mais relevantes, nenhuma resposta foi aceita, inicialmente, contra a aceitação de todas as respostas após a aplicação do ciclo. Estes resultados indicaram a clareza que os alunos passaram a ter ao distinguir onda e partícula, o que foi complementado com a compreensão de conceitos essenciais relacionados com o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Assim, os alunos passaram a compreender o comportamento corpuscular da luz, no referido fenômeno, e ondulatório, em outros fenômenos (reflexão, refração, difração e interferência), como se pôde verificar nos resultados do pré-teste e pós-teste. Em relação aos conceitos de comprimento de onda, freqüência de corte e fotoelétrons, todas as respostas atingiram níveis aceitáveis. Além disso, as respostas a respeito dos conceitos de quantum e fóton atingiram 91% dos níveis desejáveis, freqüência, 82%, e potencial de corte, 64%. Como todos os dados analisados atingiram níveis acima de 60% daqueles desejáveis, acredita-se que a utilização do Ciclo da Experiência de Kelly, como ferramenta metodológica, apresentou-se com bastante eficácia.
Este trabalho tem o objetivo de investigar o comportamento dual da luz devido a implementação de uma nova abordagem baseada na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, mais especificamente, no Ciclo da Experiência. As cinco etapas desse ciclo (antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva) foram distribuídas em três aulas durante as quais foram acompanhadas as concepções dos alunos, desde as iniciais, detectadas através de um pré-teste e da produção de um cartaz, até as concepções mantidas ao término da intervenção didática, através de um pós-teste e da produção de um novo cartaz. Foram investigados os conceitos de onda, partícula, freqüência e comprimento de onda, além de fotoelétrons, potencial de corte e freqüência de corte com o intuito de retratar o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Na produção dos cartazes, as respostas consideradas aceitáveis passaram de 64% para 100% no que diz respeito ao conceito de onda. Em relação ao conceito de partícula na produção dos cartazes, os resultados foram ainda mais relevantes, nenhuma resposta foi aceita, inicialmente, contra a aceitação de todas as respostas após a aplicação do ciclo. Estes resultados indicaram a clareza que os alunos passaram a ter ao distinguir onda e partícula, o que foi complementado com a compreensão de conceitos essenciais relacionados com o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Assim, os alunos passaram a compreender o comportamento corpuscular da luz, no referido fenômeno, e ondulatório, em outros fenômenos (reflexão, refração, difração e interferência), como se pôde verificar nos resultados do pré-teste e pós-teste. Em relação aos conceitos de comprimento de onda, freqüência de corte e fotoelétrons, todas as respostas atingiram níveis aceitáveis. Além disso, as respostas a respeito dos conceitos de quantum e fóton atingiram 91% dos níveis desejáveis, freqüência, 82%, e potencial de corte, 64%. Como todos os dados analisados atingiram níveis acima de 60% daqueles desejáveis, acredita-se que a utilização do Ciclo da Experiência de Kelly, como ferramenta metodológica, apresentou-se com bastante eficácia.
Palavras Chave
Natureza dual da luz, ciclo de Kelly, física.
Natureza dual da luz, ciclo de Kelly, física.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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