Avaliação de uma proposta para a disciplina didática: Contribuições para a formação inicial de professores.

Título
Avaliação de uma proposta para a disciplina didática: Contribuições para a formação inicial de professores.
Autor
Claudine Aparecida Lozano Ferretti
Orientação
Fernando Bastos
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2004
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Buscando captar a perspectiva do professor do ensino médio, nesta pesquisa, articulamos uma reflexão sobre uma série de termos, empregados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que tinham com ponto arquimediano os conceitos de competências e habilidades. Explorando nossa condição dupla, de pesquisadora e professora do ensino médio, procuramos alinhavar estes termos, de duas maneiras: lançando-nos, juntamente com alunos da terceira série, numa pesquisa participativa, em sala de aula; e estudando a literatura da área de educação científica relacionada. Assim, através de uma reflexão de mão dupla, por um lado, analisamos, à luz dos textos dos PCN, a prática de sala de aula, tanto nossa como de nossos alunos, enquanto tentávamos implementar uma série de projetos apoiados na construção de maquetes que utilizavam circuitos elétricos, e, por outro, refletimos sobre o texto dos PCN, à luz de nossa prática e da literatura afim. Nossa análise aponta para a falta de sentido da meta tácita, colocada para os professores pelos textos governamentais de implementar uma lista pré-estabelecida de competências e habilidades. Para que o professor possa mobilizar investimentos pessoais, na promoção do trabalho coletivo e individual dos estudantes, a busca de inserção do estudante nos projetos de sala de aula deve ser vista de forma contextualizada, livre das amarras e pré-condicionamentos representados pela busca do professor por competências e habilidades do aluno.
Palavras Chave
formação de professores, interação de licenciados,PCN.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas