Processos cognitivos e objetos digitais interativos de aprendizagem: a construção do equilíbrio físico

Título
Processos cognitivos e objetos digitais interativos de aprendizagem: a construção do equilíbrio físico
Informática na Educação
Autor
Cláudio Ferretti
Orientação
Milton Antonio Zaro
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2007
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Os objetos de aprendizagem digitais, quando empregados para o reconhecer e analisar processos cognitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de uma didática voltada ao aprendizado. Esta pesquisa investiga em que medida os objetos digitais de aprendizagem contribuem para identificar os processos cognitivos em desenvolvimento durante a formação do conceito do equilíbrio fisíco na balança. Tais conhecimentos permitem desenhar objetos digitais de aprendizagem interativos, viabilizando aos professores organizarem estratégias que possibilitem a formação de operações lógicas em seus alunos, indispensáveis ao racíocínio formal. Na Epistemologia Genética de piaget, encontramos tanto a explicação teórica (Equilibração das Estruturas Cognitivas) como os métodos que permitem conhecer tais processos em desenvolvimento ( Método Clínico Piagetiano).
Palavras Chave
matemática, equilíbrio físico, objetos digitais de aprendizagem, TICs, formação de conceitos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos