Processos cognitivos e objetos digitais interativos de aprendizagem: a construção do equilíbrio físico
Título
Processos cognitivos e objetos digitais interativos de aprendizagem: a construção do equilíbrio físico
Processos cognitivos e objetos digitais interativos de aprendizagem: a construção do equilíbrio físico
Informática na Educação
Autor
Cláudio Ferretti
Cláudio Ferretti
Orientação
Milton Antonio Zaro
Milton Antonio Zaro
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Os objetos de aprendizagem digitais, quando empregados para o reconhecer e analisar processos cognitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de uma didática voltada ao aprendizado. Esta pesquisa investiga em que medida os objetos digitais de aprendizagem contribuem para identificar os processos cognitivos em desenvolvimento durante a formação do conceito do equilíbrio fisíco na balança. Tais conhecimentos permitem desenhar objetos digitais de aprendizagem interativos, viabilizando aos professores organizarem estratégias que possibilitem a formação de operações lógicas em seus alunos, indispensáveis ao racíocínio formal. Na Epistemologia Genética de piaget, encontramos tanto a explicação teórica (Equilibração das Estruturas Cognitivas) como os métodos que permitem conhecer tais processos em desenvolvimento ( Método Clínico Piagetiano).
Os objetos de aprendizagem digitais, quando empregados para o reconhecer e analisar processos cognitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de uma didática voltada ao aprendizado. Esta pesquisa investiga em que medida os objetos digitais de aprendizagem contribuem para identificar os processos cognitivos em desenvolvimento durante a formação do conceito do equilíbrio fisíco na balança. Tais conhecimentos permitem desenhar objetos digitais de aprendizagem interativos, viabilizando aos professores organizarem estratégias que possibilitem a formação de operações lógicas em seus alunos, indispensáveis ao racíocínio formal. Na Epistemologia Genética de piaget, encontramos tanto a explicação teórica (Equilibração das Estruturas Cognitivas) como os métodos que permitem conhecer tais processos em desenvolvimento ( Método Clínico Piagetiano).
Palavras Chave
matemática, equilíbrio físico, objetos digitais de aprendizagem, TICs, formação de conceitos.
matemática, equilíbrio físico, objetos digitais de aprendizagem, TICs, formação de conceitos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos