Analogias, metáforas e contra-analogias: uma estratégia didática auxiliar para o ensino de modelos atômicos
Título
Analogias, metáforas e contra-analogias: uma estratégia didática auxiliar para o ensino de modelos atômicos
Analogias, metáforas e contra-analogias: uma estratégia didática auxiliar para o ensino de modelos atômicos
Educação Tecnológica
Autor
Alexandre da Silva Ferry
Alexandre da Silva Ferry
Orientação
Catia Rodrigues Barbosa
Catia Rodrigues Barbosa
Instituição
CEFET-MG
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Mestrado em Educação Tecnológica
Mestrado em Educação Tecnológica
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão do uso de analogias e metáforas no ensino de ciências, com vistas à construção de uma concepção sistematizada de comparação com privilégio às diferenças. Discutimos a possibilidade da construção de um novo conceito criado a partir de reflexões em torno do uso de analogias e metáforas dedicadas ao ensino de modelos atômicos, tendo como referencial teórico a epistemologia de Gaston Bachelard. Exploramos a possibilidade do uso de contra-analogias através do modo como determinadas comparações factíveis aos modelos atômicos de Dalton, de Thomson, de Rutherford e de Bohr poderiam ser interpretadas por estudantes de nível médio. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, desenvolvida principalmente por meio de duas ações paralelas: aplicação de um questionário a um grupo de 14 alunos da 1ª série do ensino médio; realização de uma dinâmica conhecida como júri simulado com 28 alunos da 3ª série deste mesmo nível de ensino, seguida pela aplicação de questionários. Fizemos uma análise proposicional tanto das respostas destes estudantes aos questionários aplicados, quanto dos diálogos transcritos a partir dos registros em vídeo da dinâmica do júri simulado. Os resultados apontam para um novo horizonte de pesquisas e desenvolvimento de metodologias de ensino com recurso às comparações – as analogias e as contra-analogias, tendo em vista o potencial que as mesmas oferecem para a construção de modelos mentais coerentes e consistentes com os modelos científicos.
Este trabalho tem por objetivo contribuir para uma melhor compreensão do uso de analogias e metáforas no ensino de ciências, com vistas à construção de uma concepção sistematizada de comparação com privilégio às diferenças. Discutimos a possibilidade da construção de um novo conceito criado a partir de reflexões em torno do uso de analogias e metáforas dedicadas ao ensino de modelos atômicos, tendo como referencial teórico a epistemologia de Gaston Bachelard. Exploramos a possibilidade do uso de contra-analogias através do modo como determinadas comparações factíveis aos modelos atômicos de Dalton, de Thomson, de Rutherford e de Bohr poderiam ser interpretadas por estudantes de nível médio. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, desenvolvida principalmente por meio de duas ações paralelas: aplicação de um questionário a um grupo de 14 alunos da 1ª série do ensino médio; realização de uma dinâmica conhecida como júri simulado com 28 alunos da 3ª série deste mesmo nível de ensino, seguida pela aplicação de questionários. Fizemos uma análise proposicional tanto das respostas destes estudantes aos questionários aplicados, quanto dos diálogos transcritos a partir dos registros em vídeo da dinâmica do júri simulado. Os resultados apontam para um novo horizonte de pesquisas e desenvolvimento de metodologias de ensino com recurso às comparações – as analogias e as contra-analogias, tendo em vista o potencial que as mesmas oferecem para a construção de modelos mentais coerentes e consistentes com os modelos científicos.
Palavras Chave
Analogias; Metáforas, Modelos Atômicos
Analogias; Metáforas, Modelos Atômicos
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método