O currículo de Ciências Naturais e a Educação Ambiental em duas escolas estaduais de ensino fundamental de Boa Vista-RR.
Título
O currículo de Ciências Naturais e a Educação Ambiental em duas escolas estaduais de ensino fundamental de Boa Vista-RR.
O currículo de Ciências Naturais e a Educação Ambiental em duas escolas estaduais de ensino fundamental de Boa Vista-RR.
Autor
Enia Maria Ferst
Enia Maria Ferst
Orientação
Maria Eloisa Farias
Maria Eloisa Farias
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar o currículo do ensino de Ciências Naturais e a Educação Ambiental ministrado na 4ª série do Ensino Fundamental. Aborda concepção, processo de construção do currículo, incidência da Educação Ambiental nas aulas de Ciências Naturais e a relação entre teoria e prática na sua efetivação, em duas escolas estaduais do município de Boa Vista-RR. Tem como ponto de partida a análise histórica do desenvolvimento do ensino de Ciências, o contexto histórico, diferentes perspectivas do currículo, as tendências pedagógicas incutidas no ensino, as teorias de aprendizagem que interferem na construção do currículo, a Educação Ambiental neste currículo e as implicações didático-pedagógicas que emergem neste processo. O estudo se propõe a responder a seguinte questão: A perspectiva do currículo existente nas escolas de Ensino Fundamental oportuniza no ensino de Ciências o saber científico, incentivando a Educação Ambiental A pesquisa realizou-se utilizando o método da abordagem fenomenológico-hermenêutica de pesquisa quali-quantitativa com análise e interpretação dos dados coletados em campo. Os instrumentos de pesquisa foram documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação, documentos das escolas pesquisadas, questionários que envolveram alunos, professores e gestores das escolas, entrevistas com professores, observação e registros in loco para observar a prática docente no ensino de Ciências e a Educação Ambiental ministradas. Os resultados obtidos mostraram que as professoras possuem formação acadêmica apropriada para atuar na série, apresentaram experiência e vontade de realizar um bom trabalho. No entanto, constatou-se que não se tem uma proposta curricular para o ensino de Ciências Naturais, o currículo utilizado é uma listagem de conteúdos enviada pela Secretaria Estadual de Educação e que, em alguns contextos, passa por adequação dos conteúdos do livro didático. Observou-se que o ensino de Ciências ministrado nas escolas pesquisadas atende parcialmente às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Ambiental é trabalhada no currículo de forma superficial.
Este trabalho tem como objetivo investigar o currículo do ensino de Ciências Naturais e a Educação Ambiental ministrado na 4ª série do Ensino Fundamental. Aborda concepção, processo de construção do currículo, incidência da Educação Ambiental nas aulas de Ciências Naturais e a relação entre teoria e prática na sua efetivação, em duas escolas estaduais do município de Boa Vista-RR. Tem como ponto de partida a análise histórica do desenvolvimento do ensino de Ciências, o contexto histórico, diferentes perspectivas do currículo, as tendências pedagógicas incutidas no ensino, as teorias de aprendizagem que interferem na construção do currículo, a Educação Ambiental neste currículo e as implicações didático-pedagógicas que emergem neste processo. O estudo se propõe a responder a seguinte questão: A perspectiva do currículo existente nas escolas de Ensino Fundamental oportuniza no ensino de Ciências o saber científico, incentivando a Educação Ambiental A pesquisa realizou-se utilizando o método da abordagem fenomenológico-hermenêutica de pesquisa quali-quantitativa com análise e interpretação dos dados coletados em campo. Os instrumentos de pesquisa foram documentos oficiais da Secretaria Estadual de Educação, documentos das escolas pesquisadas, questionários que envolveram alunos, professores e gestores das escolas, entrevistas com professores, observação e registros in loco para observar a prática docente no ensino de Ciências e a Educação Ambiental ministradas. Os resultados obtidos mostraram que as professoras possuem formação acadêmica apropriada para atuar na série, apresentaram experiência e vontade de realizar um bom trabalho. No entanto, constatou-se que não se tem uma proposta curricular para o ensino de Ciências Naturais, o currículo utilizado é uma listagem de conteúdos enviada pela Secretaria Estadual de Educação e que, em alguns contextos, passa por adequação dos conteúdos do livro didático. Observou-se que o ensino de Ciências ministrado nas escolas pesquisadas atende parcialmente às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Ambiental é trabalhada no currículo de forma superficial.
Palavras Chave
Currículo, Ensino de Ciências, Ensino.
Currículo, Ensino de Ciências, Ensino.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental, Geral
Educação Ambiental, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas