O ensino de botânica em uma abordagem Ciência, tecnologia e sociedade: propostas de atividades didáticas para o estudo das flores nos cursos de Ciências Biológicas.

Título
O ensino de botânica em uma abordagem Ciência, tecnologia e sociedade: propostas de atividades didáticas para o estudo das flores nos cursos de Ciências Biológicas.
Autor
José de Arimatéa Figueiredo
Orientação
Fernando Costa Amaral
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Buscando apoio para nossa percepção sobre as dificuldades relacionadas ao ensino-aprendizado de Botânica aplicamos um questionário para professores dos três níveis de ensino de Biologia. A análise das respostas confirmou, de modo geral, que na visão dos professores o ensino de Botânica é muito morfológica, sistemática, como grande quantidade de terminologias e distante da realidade dos alunos. E, além disso, os currículos e práticas pedagógicas utilizadas no ensino formal de Botânica são, em grande parte, reproduções do ensino acadêmico ocorrido na formação dos professores. Na busca de possíveis soluções para os problemas levantados desenvolvemos e testamos estratégias de ensino de Botânica no curso de Ciências Biológicas da PUC Minas, escolhendo, como unidade didática, o estudo das flores por meio de uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A estratégia inicialmente utilizada constou de pesquisa bibliográfica, nos diversos meio de divulgação científica, elaboração e apresentação em grupos dos diversos trabalhos propostos sobre o tema: O estudo de flores numa abordagem ecológica, evolutiva, sócio-cultural e econômica. Após esta primeira etapa aplicamos outro questionário, aos alunos, para avaliação dos trabalhos desenvolvidos em relação ao ensino tradicional de Botânica. Ficou evidente, novamente, pela análise das respostas obtidas que os problemas do ensino de Botânica nos níveis fundamental e médio são os mesmos relatados anteriormente pelos professores. A partir dessas constatações, e dando seqüência ao desenvolvimento da Unidade Didática, utilizamos como estratégia uma abordagem morfofuncional, com aulas teóricas e práticas, sobre flores em ambiente antrópico e natural, favorecendo uma melhor relação e integração dos alunos com o estudo de Botânica. Complementando os estudos teórico-práticos os alunos assistiram e analisaram um filme sobre as relações ecológicas e evolutivas das flores com os agentes polinizadores e realizaram em grupo uma atividade prática avaliativa em campo com posterior socialização entre os colegas. Numa sondagem realizada ao final desses trabalhos, através de questionário, os alunos relataram que as estratégias utilizadas possibilitaram o aprendizado de uma maneira muito mais eficaz e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento de um novo perfil na formação dos futuros professores de biologia.
Palavras Chave
ensino-aprendizado de botânica, formação de professorca, prática de ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor