Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças.
Título
Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças.
Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças.
Autor
Marco Antônio da Costa Fioravante
Marco Antônio da Costa Fioravante
Orientação
Alberto Villani
Alberto Villani
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1997
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho apresenta uma análise parcial de dois projetos de atualização de professores em serviço, GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - e PAPS - Programa de Atualização de Professores em Serviço -, e está baseado no acompanhamento de dois cursos ministrados nas cidades de Santos e Volta Redonda, respectivamente. Partindo de um levantamento de dados mediante observações participativas nos encontros e entrevistas não-diretivas com os professores (multiplicadores e aplicadores) envolvidos nos cursos, foram construídos indicadores referentes à relação entre multiplicadores e aplicadores. Utilizando o modelo de mudança conceitual de Posner e colaboradores, foi estimada a contribuição dos multiplicadores à mudança da prática pedagógica dos aplicadores.
O trabalho apresenta uma análise parcial de dois projetos de atualização de professores em serviço, GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - e PAPS - Programa de Atualização de Professores em Serviço -, e está baseado no acompanhamento de dois cursos ministrados nas cidades de Santos e Volta Redonda, respectivamente. Partindo de um levantamento de dados mediante observações participativas nos encontros e entrevistas não-diretivas com os professores (multiplicadores e aplicadores) envolvidos nos cursos, foram construídos indicadores referentes à relação entre multiplicadores e aplicadores. Utilizando o modelo de mudança conceitual de Posner e colaboradores, foi estimada a contribuição dos multiplicadores à mudança da prática pedagógica dos aplicadores.
Palavras Chave
mudança conceitual, formação continuada, GREF
mudança conceitual, formação continuada, GREF
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores