Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças.

Título
Atualização de professores em serviço: indicadores de mudanças.
Autor
Marco Antônio da Costa Fioravante
Orientação
Alberto Villani
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O trabalho apresenta uma análise parcial de dois projetos de atualização de professores em serviço, GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - e PAPS - Programa de Atualização de Professores em Serviço -, e está baseado no acompanhamento de dois cursos ministrados nas cidades de Santos e Volta Redonda, respectivamente. Partindo de um levantamento de dados mediante observações participativas nos encontros e entrevistas não-diretivas com os professores (multiplicadores e aplicadores) envolvidos nos cursos, foram construídos indicadores referentes à relação entre multiplicadores e aplicadores. Utilizando o modelo de mudança conceitual de Posner e colaboradores, foi estimada a contribuição dos multiplicadores à mudança da prática pedagógica dos aplicadores.
Palavras Chave
mudança conceitual, formação continuada, GREF

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores