Religião popular: o que a escola pública tem a ver com isso Pistas para repensar o ensino de ciência.

Título
Religião popular: o que a escola pública tem a ver com isso Pistas para repensar o ensino de ciência.
Autor
Lana Claudia de Souza Fonseca
Orientação
Victor Vincent Valla
Instituição
UFF
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O conhecimento científico constituiu-se como hegemônico na história da humanidade, excluindo dos círculos da validade outras formas de conhecimento. Entendendo a religião como uma expressão da cultura popular, representativa do conhecimento das classes populares, questiono a Teoria da Secularização da sociedade moderna, a partir da análise do fenômeno evangélico pelo qual passa o Brasil atualmente. Através destes conhecimentos, utilizando como recorte o ensino de ciências e de forma específica, a tensão entre o ensino do criacionismo e do evolucionismo, estabeleço as possibilidades de superação do preconceito de saberes existente na escola pública e apresento as possibilidades da mesma tornar-se o espaço de um conflito saudável de saberes que, através da dialogicidade, da circularidade de saberes e da dupla ruptura epistemológica, permita um deslocamento do paradigma cartesiano para um paradigma pautado no pensamento complexo, que resulte na construção compartilhada de conhecimentos na escola pública.
Palavras Chave
conhecimento científico, conhecimento popular.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método