A Ênfase Curricular CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - nos livros didáticos de Ciências no Brasil

Título
A Ênfase Curricular CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - nos livros didáticos de Ciências no Brasil
Autor
Marcia Santos Fonseca
Orientação
Moura
Instituição
CEFET- MG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2008
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo analisar de que modo e em que medida aparece nos livros didáticos de Ciências a discussão sobre os conceitos e as relações entre as dimensões Ciência, Tecnologia e Sociedade. Ela parte da consideração de que as orientações curriculares contemporâneas para o ensino de ciências - como as diretrizes propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - assinalam a importância da ênfase nas dimensões Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). No entanto, não obstante essa orientação, as discussões sobre as interações entre essas dimensões parecem ocorrer de modo inadequado e insuficiente nos livros didáticos de ciências atuais. Construímos um instrumento para a análise de livros didáticos de ciências a partir do estudo de referenciais teóricos relativos às ênfases curriculares presentes nos livros didáticos de ciências nas décadas de 50/90, no estudo do movimento CTS e pressupostos teóricos dessa abordagem no contexto da educação em ciência no país e no estudo das orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nesse instrumento, desenvolvemos um procedimento metodológico para identificar e quantificar aspectos referentes à Ciência, à Tecnologia e à Sociedade em LD. O instrumento, denominado de CTS-Map, avalia as dimensões de natureza curricular, pedagógica, epistemológica relacionadas à Ciência, à Tecnologia e à Sociedade nos livros didáticos. Os resultados desse trabalho indicam que os conteúdos dos livros didáticos de ciências estão concentrados na Dimensão Ciência e abordam de modo insuficiente as Dimensões Tecnologia e Sociedade. Os Textos em sua maioria são do Tipo Descrição em detrimento do Tipo Explicação. As Atividades Teóricas também prevalecem sobre as Atividades Práticas. O instrumento CTS-Map mostrou-se adequado para o objetivo a que se propôs e a pesquisa evidencia uma grande distância entre o discurso da necessidade de uma abordagem CTS e a realidade encontrada nos livros didáticos de ciências.
Palavras Chave
Livros Didáticos; CTS; Ênfases Curriculares; Tecnologia.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos