Saúde e educação: estudo a partir de uma prática no curso de enfermagem da unifesp.

Título
Saúde e educação: estudo a partir de uma prática no curso de enfermagem da unifesp.
Autor
Maria Fernanda B. C. Fonseca
Orientação
Sylvia Helena Souza da Silva Batista
Instituição
UNIFESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Sa
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A presente pesquisa origina-se da participação em uma prática de ação de saúde desenvolvida pelos graduandos em enfermagem da UNIFESP, em ambientes escolares. O objetivo geral deste estudo foi analisar as concepções de professores, de graduandos do Curso de Enfermagem e de Coordenadores Pedagógicos envolvidos numa prática que articula Universidade e Escola Básica. No campo do referencial teórico adotado, privilegiou-se um diálogo com as orientações curriculares da Educação Básica e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior em Saúde, procurando-se também construir uma concepção conceitual sobre Educação em Saúde. A pesquisa foi realizada tendo como cenário a disciplina curricular de Enfermagem Pediátrica: Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente I, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. A metodologia abrangeu como sujeitos 3 professores enfermeiros responsáveis pela disciplina, 23 graduandos da 3á série do Curso de Enfermagem na UNIFESP e 6 Coordenadores Pedagógicos de escolas públicas envolvidas nas atividades. O processo de coleta de dados compreendeu a realização de entrevistas semi-estruturadas com professores e coordenadores pedagógicos, além da aplicação de questionários aos discentes. A análise de dados, orientada pelos objetivos assumidos, buscou apreender significados tendo como referência a análise temática. A discussão dos resultados obtidos permite destacar que as concepções de saúde apresentam fortes traços de transição entre um olhar ainda centrado na ausência de doenças e uma perspectiva que compreende saúde como processo biológico, histórico, cultural e socialmente condicionado. A mesma percepção se evidencia em relação às concepções de educação; esta é entendida como uma construção em dimensão processual e com abrangência social, mas também emergem óticas centradas no atendimento às necessidades das crianças. No campo das expectativas e contribuições da experiência realçam-se as ênfases no objetivo de conhecer o desenvolvimento da criança e ampliar os espaços de inserção do enfermeiro, bem como na possibilidade de criar na escola um espaço de promoção da saúde, estabelecendo relações de troca e ajuda entre profissionais da educação e da saúde. As dificuldades parecem residir no âmbito institucional (estrutura curricular, carga horária disponível) e no âmbito do espaço escolar (organização do trabalho, resistência dos profissionais), reconhecendo-se a necessidade de um trabalho mais articulado. O trabalho propõe que as relações entre Universidade e Escola Básica apresentam-se com grande potencial de mobilização e parceria, emergindo como uma via de mão dupla: campo de estágio (relação teoria e prática) e cenário pedagógico diferenciado, aprimorando a formação de estudantes e profissionais que realizam intervenções relacionadas à saúde nas escolas de ensino básico. Esta pesquisa terá seus resultados divulgados tanto no Curso de Enfermagem da UNIFESP, como nas escolas envolvidas no estudo, procurando subsidiar redimensionamentos nas relações entre Universidade e Rede Pública de Ensino, particularmente no campo da saúde e educação.
Palavras Chave
saúde, educação em saúde, educação básica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor