A Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável nas Escolas do Ensino Médio de Belém, Pará, Brasil.
Título
A Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável nas Escolas do Ensino Médio de Belém, Pará, Brasil.
A Biodiversidade e o Desenvolvimento Sustentável nas Escolas do Ensino Médio de Belém, Pará, Brasil.
Autor
Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca
Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca
Orientação
Jose Maria Cardoso da Silva
Jose Maria Cardoso da Silva
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Biológicas
Centro de Ciências Biológicas
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar se os conhecimentos sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável estão sendo socializados nas escolas da principal cidade da Amazônia brasileira e alcançam papel de destaque na formação escolar básica, de modo a auxiliar na formulação de uma consciência pública de valorização dos bens biológicos da região, levando-se em conta que nessa região a biodiversidade é uma das suas maiores riquezas e o desenvolvimento sustentável o maior alvo das políticas públicas. O trabalho foi realizado no Ensino Médio e analisou 10 livros didáticos e 8 propostas curriculares referentes à disciplina Biologia; ouviu ainda 24 professores e 719 alunos do 3º ano de escolas públicas e particulares do município de Belém, Pará/Brasil. Os resultados mostraram que os conteúdos apresentados nos livros didáticos e recomendados nas propostas curriculares possuem características universais, desvinculadas das questões regionais, e que os conhecimentos de estudantes e professores sobre biodiversidade geral amazônica e desenvolvimento sustentável carecem de fundamentação científica atualizada; portanto, não alcançam significação na formulação de uma postura voltada à conservação ambiental. Como propostas, são sugeridas: a) aproximação mais significativa da escola com os conhecimentos científicos produzidos sobre questões ambientais regionais; b) o estabelecimento de políticas públicas em nível educacional na região que priorizem essas discussões na formação dos professores.
O objetivo deste estudo foi verificar se os conhecimentos sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável estão sendo socializados nas escolas da principal cidade da Amazônia brasileira e alcançam papel de destaque na formação escolar básica, de modo a auxiliar na formulação de uma consciência pública de valorização dos bens biológicos da região, levando-se em conta que nessa região a biodiversidade é uma das suas maiores riquezas e o desenvolvimento sustentável o maior alvo das políticas públicas. O trabalho foi realizado no Ensino Médio e analisou 10 livros didáticos e 8 propostas curriculares referentes à disciplina Biologia; ouviu ainda 24 professores e 719 alunos do 3º ano de escolas públicas e particulares do município de Belém, Pará/Brasil. Os resultados mostraram que os conteúdos apresentados nos livros didáticos e recomendados nas propostas curriculares possuem características universais, desvinculadas das questões regionais, e que os conhecimentos de estudantes e professores sobre biodiversidade geral amazônica e desenvolvimento sustentável carecem de fundamentação científica atualizada; portanto, não alcançam significação na formulação de uma postura voltada à conservação ambiental. Como propostas, são sugeridas: a) aproximação mais significativa da escola com os conhecimentos científicos produzidos sobre questões ambientais regionais; b) o estabelecimento de políticas públicas em nível educacional na região que priorizem essas discussões na formação dos professores.
Palavras Chave
biodiversidade, desenvolvimento sustentável, ensino de biologia.
biodiversidade, desenvolvimento sustentável, ensino de biologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas