O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de Ciências.

Título
O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de Ciências.
Autor
Marina Assis. Fonseca
Orientação
Oto Neri Borges
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os propósitos que os professores estabelecem para o ensino de ciências. Inicialmente apresentamos uma visão sobre o desenvolvimento do currículo, especialmente sobre o currículo de ciências. Através de uma investigação empírica, de caráter qualitativo, procuramos identificar as principais temáticas que se colocam para os professores ao deliberarem sobre o currículo. Tratamos destas temáticas em quatro capítulos de análise, intitulados: o meio, os alunos, os professores e o currículo. Ao longo destes capítulos vamos delineando um quadro geral, um mosaico de elementos do tema, que acreditamos que estejam relacionados ao pensamento dos professores sobre os propósitos do ensino ciências, o que é tratado especificamente no último capítulo de análise. Finalizamos o trabalho apresentando a nossa compreensão de como vários elementos do pensamento dos professores (expectativas, entendimentos ou percepções, crenças e concepções) acerca das citadas temáticas podem influenciar o estabelecimento dos propósitos curriculares para o ensino de ciências. Também apresentamos a maneira como entendemos que os propósitos, identificados entre os professores nesta pesquisa, se relacionam com distintas orientações amplas e com ênfases curriculares do ensino de ciências, identificadas na literatura.
Palavras Chave
currículo

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor