O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de Ciências.
Título
O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de Ciências.
O que pensam os professores sobre os propósitos do ensino de Ciências.
Autor
Marina Assis. Fonseca
Marina Assis. Fonseca
Orientação
Oto Neri Borges
Oto Neri Borges
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os propósitos que os professores estabelecem para o ensino de ciências. Inicialmente apresentamos uma visão sobre o desenvolvimento do currículo, especialmente sobre o currículo de ciências. Através de uma investigação empírica, de caráter qualitativo, procuramos identificar as principais temáticas que se colocam para os professores ao deliberarem sobre o currículo. Tratamos destas temáticas em quatro capítulos de análise, intitulados: o meio, os alunos, os professores e o currículo. Ao longo destes capítulos vamos delineando um quadro geral, um mosaico de elementos do tema, que acreditamos que estejam relacionados ao pensamento dos professores sobre os propósitos do ensino ciências, o que é tratado especificamente no último capítulo de análise. Finalizamos o trabalho apresentando a nossa compreensão de como vários elementos do pensamento dos professores (expectativas, entendimentos ou percepções, crenças e concepções) acerca das citadas temáticas podem influenciar o estabelecimento dos propósitos curriculares para o ensino de ciências. Também apresentamos a maneira como entendemos que os propósitos, identificados entre os professores nesta pesquisa, se relacionam com distintas orientações amplas e com ênfases curriculares do ensino de ciências, identificadas na literatura.
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os propósitos que os professores estabelecem para o ensino de ciências. Inicialmente apresentamos uma visão sobre o desenvolvimento do currículo, especialmente sobre o currículo de ciências. Através de uma investigação empírica, de caráter qualitativo, procuramos identificar as principais temáticas que se colocam para os professores ao deliberarem sobre o currículo. Tratamos destas temáticas em quatro capítulos de análise, intitulados: o meio, os alunos, os professores e o currículo. Ao longo destes capítulos vamos delineando um quadro geral, um mosaico de elementos do tema, que acreditamos que estejam relacionados ao pensamento dos professores sobre os propósitos do ensino ciências, o que é tratado especificamente no último capítulo de análise. Finalizamos o trabalho apresentando a nossa compreensão de como vários elementos do pensamento dos professores (expectativas, entendimentos ou percepções, crenças e concepções) acerca das citadas temáticas podem influenciar o estabelecimento dos propósitos curriculares para o ensino de ciências. Também apresentamos a maneira como entendemos que os propósitos, identificados entre os professores nesta pesquisa, se relacionam com distintas orientações amplas e com ênfases curriculares do ensino de ciências, identificadas na literatura.
Palavras Chave
currículo
currículo
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor