Práticas de Educação Ambiental de um grupo de professores do município de Goiânia.
Título
Práticas de Educação Ambiental de um grupo de professores do município de Goiânia.
Práticas de Educação Ambiental de um grupo de professores do município de Goiânia.
Autor
Mônica Maria Lopes da Fonseca
Mônica Maria Lopes da Fonseca
Orientação
Agustina Rosa Echeverría
Agustina Rosa Echeverría
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo se propôs investigar as práticas de Educação Ambiental realizadas por professores do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Goiânia-Goiás. Os dados desta investigação foram construídos a partir da análise de questionários aplicados a duzentos e sessenta e oito professores e da transcrição e análise de entrevistas com uma amostra de nove desses professores. As análises deste conjunto de dados mostraram que existe, de fato, uma realidade de prática de Educação Ambiental em sala de aula realizada, majoritariamente, de forma pontual sem grandes embasamentos teóricos e sem caráter interdisciplinar. Entretanto, o trabalho apontou, também, perspectivas otimistas. Isto porque as práticas que já estão sendo realizadas mostram um grande interesse desses professores pelo tema.
Este estudo se propôs investigar as práticas de Educação Ambiental realizadas por professores do ensino fundamental da rede pública municipal da cidade de Goiânia-Goiás. Os dados desta investigação foram construídos a partir da análise de questionários aplicados a duzentos e sessenta e oito professores e da transcrição e análise de entrevistas com uma amostra de nove desses professores. As análises deste conjunto de dados mostraram que existe, de fato, uma realidade de prática de Educação Ambiental em sala de aula realizada, majoritariamente, de forma pontual sem grandes embasamentos teóricos e sem caráter interdisciplinar. Entretanto, o trabalho apontou, também, perspectivas otimistas. Isto porque as práticas que já estão sendo realizadas mostram um grande interesse desses professores pelo tema.
Palavras Chave
educação ambiental, práticas, professores.
educação ambiental, práticas, professores.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.