Sobre livros, memória e identidade: uma leitura dos anos iniciais da física e os físicos da UERJ
Título
Sobre livros, memória e identidade: uma leitura dos anos iniciais da física e os físicos da UERJ
Sobre livros, memória e identidade: uma leitura dos anos iniciais da física e os físicos da UERJ
Autor
Nadia Lobo da Fonseca
Nadia Lobo da Fonseca
Orientação
Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei
Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei
Instituição
UNIRIO
UNIRIO
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Aborda a construção de uma memória possível de Física e dos físicos da hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, entre as décadas de 1930 e 1950. Com base teórico-metodológica constituída a partir dos estudos efetuados no âmbito do mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Memória Social, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, a pesquisa fez emergir a memória do curso de Física, mais antigo que a própria universidade. O elemento insporador dessa pesquisa foram os exemplares de uma coleção de memória da biblioteca de Física e Astronomia, que ostentam marcas de seus antigos proprietários. Esses vestígios de memória conjugados a depoimentos, fontes documentais e bibliográficas permitiram delinear a trajetória de alguns desses personagens. Figuras proeminentes no surgimento da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras do Instituto La-Fayette, origem do curso de Física, também atuaram na sua posterior reunião com outras três faculdades isoladas existentes na cidade do Rio de Janeiro, sob a égide da Universidade do Distrito Federal, a atual UERJ. O quadro em que se inserem esses acontecimentos é o das injunções políticas que determinaram o desenvolvimento cientifico e a conformação das instituições de ensino superior brasileiras, no período em foco. Nesse movimento de ir e vir, do geral ao particular, e deste para aquele, são tecidas algumas especulações em torno da questão inicial - a invisibilidade dos físicos, na literatura científica da área- dentre elas, a construção de uma identidade coletiva focada na formação de quadros dirigentes e de professores, e não de pesquisadores.
Aborda a construção de uma memória possível de Física e dos físicos da hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, entre as décadas de 1930 e 1950. Com base teórico-metodológica constituída a partir dos estudos efetuados no âmbito do mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Memória Social, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, a pesquisa fez emergir a memória do curso de Física, mais antigo que a própria universidade. O elemento insporador dessa pesquisa foram os exemplares de uma coleção de memória da biblioteca de Física e Astronomia, que ostentam marcas de seus antigos proprietários. Esses vestígios de memória conjugados a depoimentos, fontes documentais e bibliográficas permitiram delinear a trajetória de alguns desses personagens. Figuras proeminentes no surgimento da Faculdade e Filosofia, Ciências e Letras do Instituto La-Fayette, origem do curso de Física, também atuaram na sua posterior reunião com outras três faculdades isoladas existentes na cidade do Rio de Janeiro, sob a égide da Universidade do Distrito Federal, a atual UERJ. O quadro em que se inserem esses acontecimentos é o das injunções políticas que determinaram o desenvolvimento cientifico e a conformação das instituições de ensino superior brasileiras, no período em foco. Nesse movimento de ir e vir, do geral ao particular, e deste para aquele, são tecidas algumas especulações em torno da questão inicial - a invisibilidade dos físicos, na literatura científica da área- dentre elas, a construção de uma identidade coletiva focada na formação de quadros dirigentes e de professores, e não de pesquisadores.
Palavras Chave
Instituto de Física da UERJ. Memória da Física e dos físicos. História da Física. Memória e identidade
Instituto de Física da UERJ. Memória da Física e dos físicos. História da Física. Memória e identidade
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
História do Ensino de Ciências
História do Ensino de Ciências