A dimensão ambiental da educação: os conteúdos ambientais em escolas públicas das comunidades carentes.
Título
A dimensão ambiental da educação: os conteúdos ambientais em escolas públicas das comunidades carentes.
A dimensão ambiental da educação: os conteúdos ambientais em escolas públicas das comunidades carentes.
Autor
Valter Machado da Fonseca
Valter Machado da Fonseca
Orientação
Graça Aparecida Cicillini
Graça Aparecida Cicillini
Instituição
UFU
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Uberlândia/MG
Uberlândia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – MG - (FACED/UFU). Seu problema central é verificar como se comportam as práticas docentes com os conteúdos ambientais em escolas públicas das periferias pobres das cidades. Para realizar esta análise, foi escolhida uma escola pública situada num bolsão de pobreza da periferia da cidade de Uberaba (MG). Para este trabalho foram eleitas as disciplinas de Geografia, Biologia e Química, justamente pela proximidade destas disciplinas com o objeto pesquisado. Foi escolhida para a investigação, uma única turma da1ª Série do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi: observação direta em sala de aula, aplicação de questionários aos alunos e moradores da comunidade situada na área da escola e entrevistas com os três professores das referidas disciplinas. A fundamentação teórico/conceitual deste trabalho parte da utilização do materialismo histórico, objetivando compreender o ambiente urbano e seus problemas, a partir da análise deste ambiente sob a ótica da desigualdade social e da segregação sócio-espacial, decorrentes do atual modelo de produção econômico: a sociedade capitalista. Para isso foi preponderante um estudo das relações capital/trabalho, do processo de industrialização/urbanização e dos conceitos advindos da relação sociedade/natureza, levando-se em consideração o desenvolvimento do atual modelo de produção econômico, bem como a relação da escola/educação com este modelo, considerando o aspecto ambiental enquanto uma dimensão da educação. A linha teórica utilizada teve por base autores como Karl Marx, Ístvan Mészáros, Antonio Gramsci, Ricardo Antunes, David Harvey, Paulo Freire, Bernard Charlot, Enrique Leff, Henri Lefebvre, Carlos Frederico B. Loureiro, Carlos Walter Porto Gonçalves, Genebaldo Freire Dias, Edgar Morin, Félix Guattari, dentre vários outros pensadores. A pesquisa destacou dados importantes como a defasagem entre as práticas de ensino envolvendo os conteúdos ambientais e a noção sobre os principais conceitos acerca da temática, a existência de um grau satisfatório de percepção ambiental envolvendo alunos (as), professores (as), e moradores (as) da comunidade investigada, além de uma série de problemas dificultadores da prática docente com esses conteúdos, dentre outros fatores. Por fim, verificou-se a necessidade e as possibilidades do trabalho com os conteúdos ambientais, por intermédio da relação dialógica entre a escola e a comunidade, apontando para o desafio de a escola cumprir sua função social e, auxiliar na minimização dos problemas ambientais urbanos.
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do Programa de Mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – MG - (FACED/UFU). Seu problema central é verificar como se comportam as práticas docentes com os conteúdos ambientais em escolas públicas das periferias pobres das cidades. Para realizar esta análise, foi escolhida uma escola pública situada num bolsão de pobreza da periferia da cidade de Uberaba (MG). Para este trabalho foram eleitas as disciplinas de Geografia, Biologia e Química, justamente pela proximidade destas disciplinas com o objeto pesquisado. Foi escolhida para a investigação, uma única turma da1ª Série do Ensino Médio. A metodologia utilizada foi: observação direta em sala de aula, aplicação de questionários aos alunos e moradores da comunidade situada na área da escola e entrevistas com os três professores das referidas disciplinas. A fundamentação teórico/conceitual deste trabalho parte da utilização do materialismo histórico, objetivando compreender o ambiente urbano e seus problemas, a partir da análise deste ambiente sob a ótica da desigualdade social e da segregação sócio-espacial, decorrentes do atual modelo de produção econômico: a sociedade capitalista. Para isso foi preponderante um estudo das relações capital/trabalho, do processo de industrialização/urbanização e dos conceitos advindos da relação sociedade/natureza, levando-se em consideração o desenvolvimento do atual modelo de produção econômico, bem como a relação da escola/educação com este modelo, considerando o aspecto ambiental enquanto uma dimensão da educação. A linha teórica utilizada teve por base autores como Karl Marx, Ístvan Mészáros, Antonio Gramsci, Ricardo Antunes, David Harvey, Paulo Freire, Bernard Charlot, Enrique Leff, Henri Lefebvre, Carlos Frederico B. Loureiro, Carlos Walter Porto Gonçalves, Genebaldo Freire Dias, Edgar Morin, Félix Guattari, dentre vários outros pensadores. A pesquisa destacou dados importantes como a defasagem entre as práticas de ensino envolvendo os conteúdos ambientais e a noção sobre os principais conceitos acerca da temática, a existência de um grau satisfatório de percepção ambiental envolvendo alunos (as), professores (as), e moradores (as) da comunidade investigada, além de uma série de problemas dificultadores da prática docente com esses conteúdos, dentre outros fatores. Por fim, verificou-se a necessidade e as possibilidades do trabalho com os conteúdos ambientais, por intermédio da relação dialógica entre a escola e a comunidade, apontando para o desafio de a escola cumprir sua função social e, auxiliar na minimização dos problemas ambientais urbanos.
Palavras Chave
capitalismo, prática docente.
capitalismo, prática docente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
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