Obstáculos que Acompanham a Prática do Ensino de Física na Região de São Miguel do Oeste.
Título
Obstáculos que Acompanham a Prática do Ensino de Física na Região de São Miguel do Oeste.
Obstáculos que Acompanham a Prática do Ensino de Física na Região de São Miguel do Oeste.
Autor
Altair José Fontana
Altair José Fontana
Orientação
João Bernardes da Rocha Filho
João Bernardes da Rocha Filho
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Faculdade de Física
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho teve como foco constatar os obstáculos presentes no ensino de Física nas escolas de São Miguel do Oeste. A proposta foi analisar os dados obtidos na investigação, através das entrevistas realizadas com educadores, distribuídos em escolas públicas e escolas particulares, sobre questões importantes no ensino de Física: concepções epistemológicas que os educadores utilizam na prática pedagógica, recursos existentes nas escolas, como os recursos são utilizados nas aulas de Física, importância do laboratório de Física no ensino de Física, e como se processa a avaliação. Na base teórica, destacamos a importância e o significado da palavra epistemologia. Em seguida, explicitamos o que representa e quais os resultados obtidos no ensino de Física, do uso das concepções epistemológicas: apriorismo, empirismo e construtivismo. Importantes epistemólogos e educadores dão suporte à base teórica: Piaget, Vygotsky, Bacon, Carretero, Becker e Demo. Destacamos também, na base teórica, como poderiam ser utilizados os recursos existentes nas escolas para melhorar a qualidade das aulas ministradas. Demos ênfase também às três importantes abordagens de uso do laboratório de Física: laboratório programado, ênfase na estrutura do experimento e enfoque epistemológico através do V de Gowin, com base nas teorias de Moreira e Levandowski. Na análise dos dados, aproveitamos, ao máximo, as falas dos entrevistados, relacionando-as com a base teórica, objetivando perceber possíveis falhas cometidas pelos educadores no ensino de Física. No decorrer da análise dos dados, convidamos autores e epistemólogos da área, contribuindo no enriquecimento desta importante investigação. Em todo o texto foram feitas severas críticas ao ensino tradicional. Enfatizamos também a formação dos educadores e o papel da avaliação no ensino de Física. Percebemos que, se faltam propostas determinadas e concretas, por melhores que sejam as intenções dos educadores, mesmo assim estaremos favorecendo para a produção do fracasso escolar, resultado de uma avaliação descontextualizada. Partindo das constatações da investigação, desenvolvemos uma proposta pedagógica para o ensino de Física. Nela propomos que o ensino de Física parta da experimentação com materiais de baixo custo. As atividades práticas e os conhecimentos prévios que os educandos possuem servem de motivação para a introdução do Educar pela pesquisa. Com isso acreditamos que educador e educando saem da condição de objeto e passam a ser sujeitos autônomos reconstrutores de conhecimento. Em várias oportunidades convidamos Pedro Demo a contribuir com citações, pois parte dele esta importante proposta pedagógica. Entendemos que problemas e dificuldades sempre existirão no meio educativo, logo; torna-se necessário que os educadores constatem, estudem, pensem novas soluções através de métodos e concepções de ensino que superem o ensino tradicional que pouco contribui na formação de seres críticos e criativos.
Este trabalho teve como foco constatar os obstáculos presentes no ensino de Física nas escolas de São Miguel do Oeste. A proposta foi analisar os dados obtidos na investigação, através das entrevistas realizadas com educadores, distribuídos em escolas públicas e escolas particulares, sobre questões importantes no ensino de Física: concepções epistemológicas que os educadores utilizam na prática pedagógica, recursos existentes nas escolas, como os recursos são utilizados nas aulas de Física, importância do laboratório de Física no ensino de Física, e como se processa a avaliação. Na base teórica, destacamos a importância e o significado da palavra epistemologia. Em seguida, explicitamos o que representa e quais os resultados obtidos no ensino de Física, do uso das concepções epistemológicas: apriorismo, empirismo e construtivismo. Importantes epistemólogos e educadores dão suporte à base teórica: Piaget, Vygotsky, Bacon, Carretero, Becker e Demo. Destacamos também, na base teórica, como poderiam ser utilizados os recursos existentes nas escolas para melhorar a qualidade das aulas ministradas. Demos ênfase também às três importantes abordagens de uso do laboratório de Física: laboratório programado, ênfase na estrutura do experimento e enfoque epistemológico através do V de Gowin, com base nas teorias de Moreira e Levandowski. Na análise dos dados, aproveitamos, ao máximo, as falas dos entrevistados, relacionando-as com a base teórica, objetivando perceber possíveis falhas cometidas pelos educadores no ensino de Física. No decorrer da análise dos dados, convidamos autores e epistemólogos da área, contribuindo no enriquecimento desta importante investigação. Em todo o texto foram feitas severas críticas ao ensino tradicional. Enfatizamos também a formação dos educadores e o papel da avaliação no ensino de Física. Percebemos que, se faltam propostas determinadas e concretas, por melhores que sejam as intenções dos educadores, mesmo assim estaremos favorecendo para a produção do fracasso escolar, resultado de uma avaliação descontextualizada. Partindo das constatações da investigação, desenvolvemos uma proposta pedagógica para o ensino de Física. Nela propomos que o ensino de Física parta da experimentação com materiais de baixo custo. As atividades práticas e os conhecimentos prévios que os educandos possuem servem de motivação para a introdução do Educar pela pesquisa. Com isso acreditamos que educador e educando saem da condição de objeto e passam a ser sujeitos autônomos reconstrutores de conhecimento. Em várias oportunidades convidamos Pedro Demo a contribuir com citações, pois parte dele esta importante proposta pedagógica. Entendemos que problemas e dificuldades sempre existirão no meio educativo, logo; torna-se necessário que os educadores constatem, estudem, pensem novas soluções através de métodos e concepções de ensino que superem o ensino tradicional que pouco contribui na formação de seres críticos e criativos.
Palavras Chave
ensino de ciências, formação de conceitos, ciências.
ensino de ciências, formação de conceitos, ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor