Software Educacional Potencializado com Realidade Aumentada para Uso em Física e Matemática.
Título
Software Educacional Potencializado com Realidade Aumentada para Uso em Física e Matemática.
Software Educacional Potencializado com Realidade Aumentada para Uso em Física e Matemática.
Autor
Cleberson Eugenio Forte
Cleberson Eugenio Forte
Orientação
Claudio Kirner
Claudio Kirner
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A evolução tecnológica disponibilizou o computador, que se tornou uma ferramenta poderosa no processo de ensino e aprendizagem. Até agora, a maioria das aplicações educacionais vem utilizando a tecnologia de multimídia, mas existem outras tecnologias que podem aprimorar esse processo com características como: maior realismo, interações naturais e tangíveis, maior motivação, etc. A tecnologia de Realidade Aumentada destaca-se, nesse contexto, na medida em que potencializa o ambiente real do usuário com elementos visuais e auditivos, envolvendo informações, objetos virtuais tridimensionais estáticos e animados, sonorização espacial, etc. Esse ambiente aumentado pode funcionar como um laboratório virtual, permitindo a estudantes e professores desenvolverem e utilizarem experimentos nas mais variadas áreas. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um software educacional potencializado com Realidade Aumentada, voltado, na sua primeira versão, para aplicações de Física e Matemática. Além disso, o software foi testado por estudantes e professores, cujos dados permitiram sua análise sob diversos pontos de vista, incluindo a sua utilização em ambientes de ensino e aprendizagem.
A evolução tecnológica disponibilizou o computador, que se tornou uma ferramenta poderosa no processo de ensino e aprendizagem. Até agora, a maioria das aplicações educacionais vem utilizando a tecnologia de multimídia, mas existem outras tecnologias que podem aprimorar esse processo com características como: maior realismo, interações naturais e tangíveis, maior motivação, etc. A tecnologia de Realidade Aumentada destaca-se, nesse contexto, na medida em que potencializa o ambiente real do usuário com elementos visuais e auditivos, envolvendo informações, objetos virtuais tridimensionais estáticos e animados, sonorização espacial, etc. Esse ambiente aumentado pode funcionar como um laboratório virtual, permitindo a estudantes e professores desenvolverem e utilizarem experimentos nas mais variadas áreas. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um software educacional potencializado com Realidade Aumentada, voltado, na sua primeira versão, para aplicações de Física e Matemática. Além disso, o software foi testado por estudantes e professores, cujos dados permitiram sua análise sob diversos pontos de vista, incluindo a sua utilização em ambientes de ensino e aprendizagem.
Palavras Chave
Realidade virtual; Realidade aumentada.
Realidade virtual; Realidade aumentada.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos