Sistemas de informação e educação ambiental: aplicabilidade do Modelo da Experiência Interativa no Jardim Zoológico da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte.
Título
Sistemas de informação e educação ambiental: aplicabilidade do Modelo da Experiência Interativa no Jardim Zoológico da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte.
Sistemas de informação e educação ambiental: aplicabilidade do Modelo da Experiência Interativa no Jardim Zoológico da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte.
Autor
Vivian Teixeira Fraiha
Vivian Teixeira Fraiha
Orientação
Lígia Maria Moreira Dumont
Lígia Maria Moreira Dumont
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Na sociedade atual a informação passa a ser ainda mais analisada, administrada e valorizada. Vive-se os reflexos da globalização e da rapidez dos avanços tecnológicos. Neste contexto, exige-se da educação uma nova relação com os fatos, informações e fenômenos e sua meta passa a ser como pensar e não o quê pensar. Dentro desta perspectiva, revela-se o papel e a crescente importância da educação não formal como nova proposta educacional. A educação ambiental nasce da emergência da percepção renovada de mundo: uma forma íntegra de ler a realidade e sobre esta atuar. Destaca-se que na presente pesquisa, o sistema de informação avaliado foi concebido e atua dentro da concepção específica dessa educação. O objetivo do estudo foi verificar a adequação das estratégias de transmissão de conteúdos informacionais de dois dispositivos informacionais do Sistema de informação da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte: as placas informativas dos recintos dos animais e os monitores de recinto. A análise foi realizada dentro do contexto da educação ambiental e do Modelo da Experiência Interativa (que tem como objetivo mostrar um retrato do uso que o público faz de lugares como museus históricos, de arte, aquários, jardins zoológicos e botânicos, etc.), em relação à heterogeneidade do público visitante do Jardim Zoológico da referida instituição. Visou também identificar alguns dos fatores dos três contextos do Modelo da Experiência Interativa - o pessoal, o social e o físico - que intervêm na escolha dos dispositivos informacionais analisados. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tipo survey, cuja técnica de coleta de dados foi o formulário. Concluiu-se que trata-se de um Sistema não seletista em relação ao nível de escolaridade e bem sucedido quanto ao volume de seu uso e a satisfação de seus usuários. Quanto à relação entre os fatores selecionados para serem analisados e o alto índice de uso dos dispositivos informacionais estudados, de uma maneira geral, verificou-se que apenas um fator não corroborou com o prescrito pelo Modelo da Experiência Interativa. Acredita-se que tal sucesso deve-se ao fato do Sistema ter sido construído, e ser mantido, levando-se em consideração as características e demandas de seus usuários, o que foi e continua sendo possível por se tratar de um sistema que se encontra dentro do contexto da Educação Ambiental, que tem como um de seus elementos fundamentais, o indivíduo.
Na sociedade atual a informação passa a ser ainda mais analisada, administrada e valorizada. Vive-se os reflexos da globalização e da rapidez dos avanços tecnológicos. Neste contexto, exige-se da educação uma nova relação com os fatos, informações e fenômenos e sua meta passa a ser como pensar e não o quê pensar. Dentro desta perspectiva, revela-se o papel e a crescente importância da educação não formal como nova proposta educacional. A educação ambiental nasce da emergência da percepção renovada de mundo: uma forma íntegra de ler a realidade e sobre esta atuar. Destaca-se que na presente pesquisa, o sistema de informação avaliado foi concebido e atua dentro da concepção específica dessa educação. O objetivo do estudo foi verificar a adequação das estratégias de transmissão de conteúdos informacionais de dois dispositivos informacionais do Sistema de informação da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte: as placas informativas dos recintos dos animais e os monitores de recinto. A análise foi realizada dentro do contexto da educação ambiental e do Modelo da Experiência Interativa (que tem como objetivo mostrar um retrato do uso que o público faz de lugares como museus históricos, de arte, aquários, jardins zoológicos e botânicos, etc.), em relação à heterogeneidade do público visitante do Jardim Zoológico da referida instituição. Visou também identificar alguns dos fatores dos três contextos do Modelo da Experiência Interativa - o pessoal, o social e o físico - que intervêm na escolha dos dispositivos informacionais analisados. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tipo survey, cuja técnica de coleta de dados foi o formulário. Concluiu-se que trata-se de um Sistema não seletista em relação ao nível de escolaridade e bem sucedido quanto ao volume de seu uso e a satisfação de seus usuários. Quanto à relação entre os fatores selecionados para serem analisados e o alto índice de uso dos dispositivos informacionais estudados, de uma maneira geral, verificou-se que apenas um fator não corroborou com o prescrito pelo Modelo da Experiência Interativa. Acredita-se que tal sucesso deve-se ao fato do Sistema ter sido construído, e ser mantido, levando-se em consideração as características e demandas de seus usuários, o que foi e continua sendo possível por se tratar de um sistema que se encontra dentro do contexto da Educação Ambiental, que tem como um de seus elementos fundamentais, o indivíduo.
Palavras Chave
sistemas de informação, educação ambiental.
sistemas de informação, educação ambiental.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar