Sistemas de informação e educação ambiental: aplicabilidade do Modelo da Experiência Interativa no Jardim Zoológico da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte.

Título
Sistemas de informação e educação ambiental: aplicabilidade do Modelo da Experiência Interativa no Jardim Zoológico da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte.
Autor
Vivian Teixeira Fraiha
Orientação
Lígia Maria Moreira Dumont
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2003
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Na sociedade atual a informação passa a ser ainda mais analisada, administrada e valorizada. Vive-se os reflexos da globalização e da rapidez dos avanços tecnológicos. Neste contexto, exige-se da educação uma nova relação com os fatos, informações e fenômenos e sua meta passa a ser como pensar e não o quê pensar. Dentro desta perspectiva, revela-se o papel e a crescente importância da educação não formal como nova proposta educacional. A educação ambiental nasce da emergência da percepção renovada de mundo: uma forma íntegra de ler a realidade e sobre esta atuar. Destaca-se que na presente pesquisa, o sistema de informação avaliado foi concebido e atua dentro da concepção específica dessa educação. O objetivo do estudo foi verificar a adequação das estratégias de transmissão de conteúdos informacionais de dois dispositivos informacionais do Sistema de informação da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte: as placas informativas dos recintos dos animais e os monitores de recinto. A análise foi realizada dentro do contexto da educação ambiental e do Modelo da Experiência Interativa (que tem como objetivo mostrar um retrato do uso que o público faz de lugares como museus históricos, de arte, aquários, jardins zoológicos e botânicos, etc.), em relação à heterogeneidade do público visitante do Jardim Zoológico da referida instituição. Visou também identificar alguns dos fatores dos três contextos do Modelo da Experiência Interativa - o pessoal, o social e o físico - que intervêm na escolha dos dispositivos informacionais analisados. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, tipo survey, cuja técnica de coleta de dados foi o formulário. Concluiu-se que trata-se de um Sistema não seletista em relação ao nível de escolaridade e bem sucedido quanto ao volume de seu uso e a satisfação de seus usuários. Quanto à relação entre os fatores selecionados para serem analisados e o alto índice de uso dos dispositivos informacionais estudados, de uma maneira geral, verificou-se que apenas um fator não corroborou com o prescrito pelo Modelo da Experiência Interativa. Acredita-se que tal sucesso deve-se ao fato do Sistema ter sido construído, e ser mantido, levando-se em consideração as características e demandas de seus usuários, o que foi e continua sendo possível por se tratar de um sistema que se encontra dentro do contexto da Educação Ambiental, que tem como um de seus elementos fundamentais, o indivíduo.
Palavras Chave
sistemas de informação, educação ambiental.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar