A contribuição das atividades práticas em Ciências na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental: a percepção de educandos e licenciandos dos cursos de Ciências
Título
A contribuição das atividades práticas em Ciências na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental: a percepção de educandos e licenciandos dos cursos de Ciências
A contribuição das atividades práticas em Ciências na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental: a percepção de educandos e licenciandos dos cursos de Ciências
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Denise Westphal França
Denise Westphal França
Orientação
Edson Roberto Oaigen
Edson Roberto Oaigen
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Diretoria de Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O tema principal do presente trabalho é o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. A investigação se constitui em dois momentos distintos: no momento inicial observou-se a percepção dos alunos do EJA (Ensino Fundamental) e de seus professores a partir do desenvolvimento do conteúdo de ciências através de trabalhos envolvendo atividades práticas do cotidiano. No segundo momento observou-se a percepção dos professores de Ciências em formação, quanto às estratégias adequadas para o trabalho com alunos da EJA e os aspectos de sua formação, devido ao ensino de ciências em EJA apresentar algumas particularidades e peculiaridades que devem ser reconhecidas pelo professor. O marco teórico utilizado foi baseado na caracterização da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos das teorias de aprendizagem de Comenius, Ausubel e Freire, correlacionando as atividades práticas como estratégias de ensino e a formação inicial de professores. Nesse contexto, a metodologia usada no processo de investigação baseou-se em uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, com a base na metodologia hermenêutica e a técnica de análise de conteúdo. No aspecto quantitativo, foi utilizado o ranking médio e os testes estatísticos de Wilcoxon. Analisando os dados, percebeu-se que a utilização de atividades práticas no ensino de Ciências na EJA é uma estratégia satisfatória no processo de ensino e aprendizagem e que existe a necessidade de instigar tais práticas na formação inicial de professores.
O tema principal do presente trabalho é o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. A investigação se constitui em dois momentos distintos: no momento inicial observou-se a percepção dos alunos do EJA (Ensino Fundamental) e de seus professores a partir do desenvolvimento do conteúdo de ciências através de trabalhos envolvendo atividades práticas do cotidiano. No segundo momento observou-se a percepção dos professores de Ciências em formação, quanto às estratégias adequadas para o trabalho com alunos da EJA e os aspectos de sua formação, devido ao ensino de ciências em EJA apresentar algumas particularidades e peculiaridades que devem ser reconhecidas pelo professor. O marco teórico utilizado foi baseado na caracterização da Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos das teorias de aprendizagem de Comenius, Ausubel e Freire, correlacionando as atividades práticas como estratégias de ensino e a formação inicial de professores. Nesse contexto, a metodologia usada no processo de investigação baseou-se em uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, com a base na metodologia hermenêutica e a técnica de análise de conteúdo. No aspecto quantitativo, foi utilizado o ranking médio e os testes estatísticos de Wilcoxon. Analisando os dados, percebeu-se que a utilização de atividades práticas no ensino de Ciências na EJA é uma estratégia satisfatória no processo de ensino e aprendizagem e que existe a necessidade de instigar tais práticas na formação inicial de professores.
Palavras Chave
Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial; Prática Pedagógica; Atividades Práticas.
Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial; Prática Pedagógica; Atividades Práticas.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
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Foco Temático
Conteúdo-Método
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