Vídeos experimentais para o ensino de química no nível médio.
Título
Vídeos experimentais para o ensino de química no nível médio.
Vídeos experimentais para o ensino de química no nível médio.
Autor
Manoel Henrique Francisco
Manoel Henrique Francisco
Orientação
Jose De Alencar Simoni
Jose De Alencar Simoni
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Instituto de Química
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Com o objetivo de oferecer ao professor uma alternativa para que ele possa fazer um trabalho, um pouco, mais próximo do “Fazer Química” foi desenvolvido um conjunto de seis filmes-experimentos que contemplam conceitos fundamentais no ensino da físico-química. Os conceitos abordados são: solubilidade, entalpia de solução, eletrólise, titulação condutométrica, propriedades coligativas e condutividade de soluções.Entendemos que não podendo, o aluno, realizar o seu próprio experimento, não podendo o professor realizar esse experimento na forma de demonstração, resta a possibilidade de utilização de vídeos de experimentos, os quais devem exigir uma menor preparação do professor, a utilização de parcos recursos materiais (já existentes na escola), não expõe o aluno a possíveis riscos materiais e têm um gasto mínimo de tempo e dinheiro.Esses vídeos são apropriados para o ensino médio e contemplam, mais fortemente, aspectos quantitativos dos tópicos listados anteriormente. Todos os experimentos filmados foram paralelamente realizados no laboratório, dentro dos rigores necessários à determinação científica e os procedimentos e materiais utilizados nas filmagens foram adaptados de forma a contemplar os aspectos científicos, didáticos e visuais.A escolha do tema gerador, “soluções”, foi norteada pelo aspecto central que esse tema desempenha nas atividades humanas e no “funcionamento” da natureza, entendo a natureza como os processos vitais da vida em nosso planeta.Os vídeos foram idealizados, realizados e editados nos laboratórios do IQ, sem a ajuda de quaisquer outros profissionais da área da mídia e apresentam duração média de 8 minutos.
Com o objetivo de oferecer ao professor uma alternativa para que ele possa fazer um trabalho, um pouco, mais próximo do “Fazer Química” foi desenvolvido um conjunto de seis filmes-experimentos que contemplam conceitos fundamentais no ensino da físico-química. Os conceitos abordados são: solubilidade, entalpia de solução, eletrólise, titulação condutométrica, propriedades coligativas e condutividade de soluções.Entendemos que não podendo, o aluno, realizar o seu próprio experimento, não podendo o professor realizar esse experimento na forma de demonstração, resta a possibilidade de utilização de vídeos de experimentos, os quais devem exigir uma menor preparação do professor, a utilização de parcos recursos materiais (já existentes na escola), não expõe o aluno a possíveis riscos materiais e têm um gasto mínimo de tempo e dinheiro.Esses vídeos são apropriados para o ensino médio e contemplam, mais fortemente, aspectos quantitativos dos tópicos listados anteriormente. Todos os experimentos filmados foram paralelamente realizados no laboratório, dentro dos rigores necessários à determinação científica e os procedimentos e materiais utilizados nas filmagens foram adaptados de forma a contemplar os aspectos científicos, didáticos e visuais.A escolha do tema gerador, “soluções”, foi norteada pelo aspecto central que esse tema desempenha nas atividades humanas e no “funcionamento” da natureza, entendo a natureza como os processos vitais da vida em nosso planeta.Os vídeos foram idealizados, realizados e editados nos laboratórios do IQ, sem a ajuda de quaisquer outros profissionais da área da mídia e apresentam duração média de 8 minutos.
Palavras Chave
experimentação, ensino médio, vídeos.
experimentação, ensino médio, vídeos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos