O ensino de Química em Moçambique e os saberes culturais locais.
Título
O ensino de Química em Moçambique e os saberes culturais locais.
O ensino de Química em Moçambique e os saberes culturais locais.
Autor
Zulmira Luís Francisco
Zulmira Luís Francisco
Orientação
Alipio Marcio Dias Casali
Alipio Marcio Dias Casali
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho visa afirmar uma nova concepção de Currículo para o Ensino de Química a partir de um olhar crítico sobre os actuais programas de ensino do curso de formação dos professores na Universidade Pedagógica (UP) e das Escolas Secundárias em Moçambique. Esses programas encontram-se desvinculados da vivência cultural quotidiana dos alunos e professores. O presente trabalho teve como ponto de partida o problema da ausência de ligação entre a teoria e a prática no Ensino de Química constatada nas actividades do estágio pedagógico do curso de formação de professores de Química da UP. Discute-se a relação entre a teoria e a prática no Ensino de Química montrando que é possível redimensionar toda a prática pedagógica em Química a partir dos pressupostos da Etnometodologia, propondo-se um ensino da Química que vincula Cultura, Educação, Ciência e Currículo. Dialogando com a teoria de etnometodologia de Alain Coulon, fundamentei essa proposta percorrendo a teoria interpretativa da cultura de Clifford Geertz. Com Jean-Claude Forquin e J. Guimeno Sacristán, entre outros, reconstruí as bases epistemológicas da educação e do currículo de química como transmissão e reconstrução de cultura. A pesquisa empírica compreendeu dois momentos: o primeiro, como pesquisa exploratória junto aos alunos e professores da Escola Secundária de Malhazine e junto aos docentes de Química da UP. No segundo, como pesquisa sistemática, junto aos estudantes do curso de formação de professores de Química na UP, ocasião em que partilhamos o projecto de um futuro currículo etnoqúimico indo ao campo para investigar os saberes culturais quotidianos relacionados à Química e verificar as possibilidades de sua integração no currículo oficial. A principal conclusão desta pesquisa é que existem nas culturas locais, valores, saberes e práticas que, pela relevância dos seus conteúdos, métodos e meios podem e devem ser resgatados e incorporados no currículo oficial do Ensino de Química.
Este trabalho visa afirmar uma nova concepção de Currículo para o Ensino de Química a partir de um olhar crítico sobre os actuais programas de ensino do curso de formação dos professores na Universidade Pedagógica (UP) e das Escolas Secundárias em Moçambique. Esses programas encontram-se desvinculados da vivência cultural quotidiana dos alunos e professores. O presente trabalho teve como ponto de partida o problema da ausência de ligação entre a teoria e a prática no Ensino de Química constatada nas actividades do estágio pedagógico do curso de formação de professores de Química da UP. Discute-se a relação entre a teoria e a prática no Ensino de Química montrando que é possível redimensionar toda a prática pedagógica em Química a partir dos pressupostos da Etnometodologia, propondo-se um ensino da Química que vincula Cultura, Educação, Ciência e Currículo. Dialogando com a teoria de etnometodologia de Alain Coulon, fundamentei essa proposta percorrendo a teoria interpretativa da cultura de Clifford Geertz. Com Jean-Claude Forquin e J. Guimeno Sacristán, entre outros, reconstruí as bases epistemológicas da educação e do currículo de química como transmissão e reconstrução de cultura. A pesquisa empírica compreendeu dois momentos: o primeiro, como pesquisa exploratória junto aos alunos e professores da Escola Secundária de Malhazine e junto aos docentes de Química da UP. No segundo, como pesquisa sistemática, junto aos estudantes do curso de formação de professores de Química na UP, ocasião em que partilhamos o projecto de um futuro currículo etnoqúimico indo ao campo para investigar os saberes culturais quotidianos relacionados à Química e verificar as possibilidades de sua integração no currículo oficial. A principal conclusão desta pesquisa é que existem nas culturas locais, valores, saberes e práticas que, pela relevância dos seus conteúdos, métodos e meios podem e devem ser resgatados e incorporados no currículo oficial do Ensino de Química.
Palavras Chave
currículo, ensino de química, cultura, etnometodologia.
currículo, ensino de química, cultura, etnometodologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
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