A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia.

Título
A evolução de um grupo de estudantes em uma disciplina de prática de ensino de biologia.
Educação para a Ciência
Autor
Marisa Franzoni
Orientação
Alberto Villani
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
1999
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho, tentamos relatar e interpretar a evolução de um grupo de estudantes durante a disciplina semestral de Prática de Ensino e Estágio Superviosinado em Biologia, ministrada em Universidade Federal. A disciplina constou de aulas semanais e de estágios realizados em grupos, além de encontros extraclasse referentes à sua preparação e avaliação. Os dados analisados foram provenientes de gravações em vídeo dos encontros de um grupo de quatro licenciandas que escolheram o lixo como tema do estágio, de trabalhos escritos elaborados por estas licenciandas, das anotações realizadas pela pesquisadora e de relatos da professora responsável pela disciplina. A análise enfatizou a relação entre as mudanças das licenciandas e as intervenções da professora em cada uma das etapas da experiência. Inicialmente, as licenciandas demonstraram baixo interesse pela disciplina e pouca determinação para desenvolver o estágio. Para romper com essa falta de motivação, a professora propôs uma série de atividades que provocaram uma pequena mudança na relação das licenciandas com a disciplina. No decorrer dessas atividades, cada uma delas foi se engajando em seu processo de aprendizagem. No final do semestre, demonstraram interesse em continuar o trabalho iniciado com os seus alunos no estágio. O resultado a que chegamos mostrou que os colegas, os alunos, a professora e também a pesquisadora favoreceram as mudanças do grupo de licenciandas. Tais mudanças dizem respeito às atitudes de reflexão sobre a prática docente, a autocrítica e a responsabilidade pessoal do grupo frente ao saber científico, pedagógico e metodológico.
Palavras Chave
Formação Inicial; Prática de Ensino; Estágio.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores