Os pontos de ressonância entre os convites docentes e a construção se saberes sobre o ensino na formação inicial de professores.
Título
Os pontos de ressonância entre os convites docentes e a construção se saberes sobre o ensino na formação inicial de professores.
Os pontos de ressonância entre os convites docentes e a construção se saberes sobre o ensino na formação inicial de professores.
Educação
Autor
Marisa Franzoni
Marisa Franzoni
Orientação
Alberto Villani
Alberto Villani
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2004
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Trata-se de uma pesquisa de tipo qualitativa, que discute e contribui com a formação de professores a partir do momento em que inclui os fatores pertencentes à esfera do subjetivo no processo de ensino e aprendizagem. A idéia central do trabalho é que a formação de um professor se realiza por meio de um conjunto de experiências orientadas e sustentadas pelos docentes. O trabalho mostra algumas posturas didáticas, chamadas convites docentes, que envolveram alguns licenciandos em Física e Biologia, de maneira singular, numa experiência de aprendizagem na formação inicial. Realizar uma experiência de aprendizagem implica assumir uma nova posição em relação ao conhecimento e em relação ao saber do professor e colegas. Por meio da teoria das Competências de Perrenoud, do conceito de Experiência de Larrossa e dos conceitos de Fenômenos e Objetos Transicionais da teoria psicanalítica de Winnicott, localizamos e identificamos alguns elementos que uniram subjetivamente os grupos de licenciandos às atividades relacionadas ao aprender a ensinar.
Trata-se de uma pesquisa de tipo qualitativa, que discute e contribui com a formação de professores a partir do momento em que inclui os fatores pertencentes à esfera do subjetivo no processo de ensino e aprendizagem. A idéia central do trabalho é que a formação de um professor se realiza por meio de um conjunto de experiências orientadas e sustentadas pelos docentes. O trabalho mostra algumas posturas didáticas, chamadas convites docentes, que envolveram alguns licenciandos em Física e Biologia, de maneira singular, numa experiência de aprendizagem na formação inicial. Realizar uma experiência de aprendizagem implica assumir uma nova posição em relação ao conhecimento e em relação ao saber do professor e colegas. Por meio da teoria das Competências de Perrenoud, do conceito de Experiência de Larrossa e dos conceitos de Fenômenos e Objetos Transicionais da teoria psicanalítica de Winnicott, localizamos e identificamos alguns elementos que uniram subjetivamente os grupos de licenciandos às atividades relacionadas ao aprender a ensinar.
Palavras Chave
formação inicial, prática de ensino, estágio, experiência, saberes docentes.
formação inicial, prática de ensino, estágio, experiência, saberes docentes.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores