Os pontos de ressonância entre os convites docentes e a construção se saberes sobre o ensino na formação inicial de professores.

Título
Os pontos de ressonância entre os convites docentes e a construção se saberes sobre o ensino na formação inicial de professores.
Educação
Autor
Marisa Franzoni
Orientação
Alberto Villani
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata-se de uma pesquisa de tipo qualitativa, que discute e contribui com a formação de professores a partir do momento em que inclui os fatores pertencentes à esfera do subjetivo no processo de ensino e aprendizagem. A idéia central do trabalho é que a formação de um professor se realiza por meio de um conjunto de experiências orientadas e sustentadas pelos docentes. O trabalho mostra algumas posturas didáticas, chamadas convites docentes, que envolveram alguns licenciandos em Física e Biologia, de maneira singular, numa experiência de aprendizagem na formação inicial. Realizar uma experiência de aprendizagem implica assumir uma nova posição em relação ao conhecimento e em relação ao saber do professor e colegas. Por meio da teoria das Competências de Perrenoud, do conceito de Experiência de Larrossa e dos conceitos de Fenômenos e Objetos Transicionais da teoria psicanalítica de Winnicott, localizamos e identificamos alguns elementos que uniram subjetivamente os grupos de licenciandos às atividades relacionadas ao aprender a ensinar.
Palavras Chave
formação inicial, prática de ensino, estágio, experiência, saberes docentes.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores