O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de genética no ensino médio.

Título
O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de genética no ensino médio.
Autor
Alexandre de Sá Freire
Orientação
Milton Ozório Moraes
Instituição
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A aceleração do conhecimento é mais rápida que as mudanças educacionais podem acompanhar. Em biologia muitas novas teorias são rapidamente traduzidas em produtos que são absorvidos pela sociedade. É necessário discutir os novos conceitos juntamente com as idéias clássicas no ensino médio. Esse trabalho tem como objetivos discutir a Genética Clássica e moderna a partir da avaliação i) do espaço dedicado aos esses assuntos nos livros didáticos; ii) analisar as visões dos estudantes acerca dos novos conceitos da “nova biologia”; iii) e por fim, desenvolver e discutir o uso do “jogo do genoma” entre estudantes de ensino médio. Para responder esses pontos os resultados estão divididos em 4 capítulos. O primeiro capítulo avaliou o conteúdo dos livros didáticos. Um total de 12 livros foi analisado quantitativamente e qualitativamente. Os resultados sugerem que apenas alguns livros apresentam termos associados à nova biologia, apesar de muito espaço estar dedicado a termos clássicos da genética. O segundo capítulo demonstrou as visões dos estudantes em relação aos conceitos da nova biologia. Questionários e entrevistas semi-estruturadas foram aplicados em escolas privadas e públicas de duas cidades do estado do Rio de Janeiro. Os resultados sugerem que os estudantes sabem conceitos relacionados à nova biologia, especialmente aqueles que estão sendo discutidos a mais tempo e mais amplamente pela mídia. O terceiro capítulo é o jogo do Genoma e o quarto capítulo discute o uso do jogo em turmas do terceiro ano de escolas de ensino médio do município de Petrópolis, estado do Rio. Os estudantes jogaram o jogo e responderam perguntas para que as impressões sobre o jogo pudessem ser obtidas. Os resultados sugerem que o jogo pode ser usado em aulas de genética para motivar alunos a participar mais ativamente no seu próprio aprendizado. Neste trabalho, nós observamos que livros didáticos não abrangem o conteúdo mínimo relativo aos avanços biotecnológicos e os estudantes não são fluentes na maioria dos temas da nova biologia. Por outro lado, o jogo do genoma parece motivar os alunos de forma que atue como uma ferramenta auxiliar e eficiente para o ensino de genética e que poderá ser usado no ensino de Biologia.
Palavras Chave
jogos educativos, ensino de Ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos