O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de genética no ensino médio.
Título
O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de genética no ensino médio.
O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de genética no ensino médio.
Autor
Alexandre de Sá Freire
Alexandre de Sá Freire
Orientação
Milton Ozório Moraes
Milton Ozório Moraes
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A aceleração do conhecimento é mais rápida que as mudanças educacionais podem acompanhar. Em biologia muitas novas teorias são rapidamente traduzidas em produtos que são absorvidos pela sociedade. É necessário discutir os novos conceitos juntamente com as idéias clássicas no ensino médio. Esse trabalho tem como objetivos discutir a Genética Clássica e moderna a partir da avaliação i) do espaço dedicado aos esses assuntos nos livros didáticos; ii) analisar as visões dos estudantes acerca dos novos conceitos da “nova biologia”; iii) e por fim, desenvolver e discutir o uso do “jogo do genoma” entre estudantes de ensino médio. Para responder esses pontos os resultados estão divididos em 4 capítulos. O primeiro capítulo avaliou o conteúdo dos livros didáticos. Um total de 12 livros foi analisado quantitativamente e qualitativamente. Os resultados sugerem que apenas alguns livros apresentam termos associados à nova biologia, apesar de muito espaço estar dedicado a termos clássicos da genética. O segundo capítulo demonstrou as visões dos estudantes em relação aos conceitos da nova biologia. Questionários e entrevistas semi-estruturadas foram aplicados em escolas privadas e públicas de duas cidades do estado do Rio de Janeiro. Os resultados sugerem que os estudantes sabem conceitos relacionados à nova biologia, especialmente aqueles que estão sendo discutidos a mais tempo e mais amplamente pela mídia. O terceiro capítulo é o jogo do Genoma e o quarto capítulo discute o uso do jogo em turmas do terceiro ano de escolas de ensino médio do município de Petrópolis, estado do Rio. Os estudantes jogaram o jogo e responderam perguntas para que as impressões sobre o jogo pudessem ser obtidas. Os resultados sugerem que o jogo pode ser usado em aulas de genética para motivar alunos a participar mais ativamente no seu próprio aprendizado. Neste trabalho, nós observamos que livros didáticos não abrangem o conteúdo mínimo relativo aos avanços biotecnológicos e os estudantes não são fluentes na maioria dos temas da nova biologia. Por outro lado, o jogo do genoma parece motivar os alunos de forma que atue como uma ferramenta auxiliar e eficiente para o ensino de genética e que poderá ser usado no ensino de Biologia.
A aceleração do conhecimento é mais rápida que as mudanças educacionais podem acompanhar. Em biologia muitas novas teorias são rapidamente traduzidas em produtos que são absorvidos pela sociedade. É necessário discutir os novos conceitos juntamente com as idéias clássicas no ensino médio. Esse trabalho tem como objetivos discutir a Genética Clássica e moderna a partir da avaliação i) do espaço dedicado aos esses assuntos nos livros didáticos; ii) analisar as visões dos estudantes acerca dos novos conceitos da “nova biologia”; iii) e por fim, desenvolver e discutir o uso do “jogo do genoma” entre estudantes de ensino médio. Para responder esses pontos os resultados estão divididos em 4 capítulos. O primeiro capítulo avaliou o conteúdo dos livros didáticos. Um total de 12 livros foi analisado quantitativamente e qualitativamente. Os resultados sugerem que apenas alguns livros apresentam termos associados à nova biologia, apesar de muito espaço estar dedicado a termos clássicos da genética. O segundo capítulo demonstrou as visões dos estudantes em relação aos conceitos da nova biologia. Questionários e entrevistas semi-estruturadas foram aplicados em escolas privadas e públicas de duas cidades do estado do Rio de Janeiro. Os resultados sugerem que os estudantes sabem conceitos relacionados à nova biologia, especialmente aqueles que estão sendo discutidos a mais tempo e mais amplamente pela mídia. O terceiro capítulo é o jogo do Genoma e o quarto capítulo discute o uso do jogo em turmas do terceiro ano de escolas de ensino médio do município de Petrópolis, estado do Rio. Os estudantes jogaram o jogo e responderam perguntas para que as impressões sobre o jogo pudessem ser obtidas. Os resultados sugerem que o jogo pode ser usado em aulas de genética para motivar alunos a participar mais ativamente no seu próprio aprendizado. Neste trabalho, nós observamos que livros didáticos não abrangem o conteúdo mínimo relativo aos avanços biotecnológicos e os estudantes não são fluentes na maioria dos temas da nova biologia. Por outro lado, o jogo do genoma parece motivar os alunos de forma que atue como uma ferramenta auxiliar e eficiente para o ensino de genética e que poderá ser usado no ensino de Biologia.
Palavras Chave
jogos educativos, ensino de Ciências.
jogos educativos, ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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