O Pró-Ciências de Física do Rio Grande do Norte: uma proposta de acompanhamento à distância.
Título
O Pró-Ciências de Física do Rio Grande do Norte: uma proposta de acompanhamento à distância.
O Pró-Ciências de Física do Rio Grande do Norte: uma proposta de acompanhamento à distância.
Autor
Tercio Luiz Gonzaga Freire
Tercio Luiz Gonzaga Freire
Orientação
Raul Sidnei Wazlawick
Raul Sidnei Wazlawick
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro Tecnológico
Centro Tecnológico
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir do Programa de Apoio ao Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem como principal objetivo defender a necessidade de um processo de acompanhamento para os professores-alunos egressos desse programa. Nele, além de se fazer um breve retrospecto dos principais fatos que marcaram o desenvolvimento das Ciências no Brasil durante este século, faz-se também uma caracterização do ensino de Física no Rio Grande do Norte. Partindo-se de uma pesquisa realizada junto aos professores-alunos egressos de um programa de aperfeiçoamento em ensino de Física, constata-se a não ocorrência do seu acompanhamento, após o término de um curso de aperfeiçoamento ministrado nessa área. Fundamentando-se nas principais características desse programa, na amostra obtida na pesquisa, em alguns pressupostos teóricos relacionados com o ensino de Física e da Educação a Distancia, defende-se a necessidade de um processo de acompanhamento para esses egressos. Para tal processo, sugere-se uma proposta de trabalho que, além de preencher lacunas deixadas na execução desse programa, viabilize a esses professores um processo de formação continuada.
Este trabalho foi desenvolvido a partir do Programa de Apoio ao Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem como principal objetivo defender a necessidade de um processo de acompanhamento para os professores-alunos egressos desse programa. Nele, além de se fazer um breve retrospecto dos principais fatos que marcaram o desenvolvimento das Ciências no Brasil durante este século, faz-se também uma caracterização do ensino de Física no Rio Grande do Norte. Partindo-se de uma pesquisa realizada junto aos professores-alunos egressos de um programa de aperfeiçoamento em ensino de Física, constata-se a não ocorrência do seu acompanhamento, após o término de um curso de aperfeiçoamento ministrado nessa área. Fundamentando-se nas principais características desse programa, na amostra obtida na pesquisa, em alguns pressupostos teóricos relacionados com o ensino de Física e da Educação a Distancia, defende-se a necessidade de um processo de acompanhamento para esses egressos. Para tal processo, sugere-se uma proposta de trabalho que, além de preencher lacunas deixadas na execução desse programa, viabilize a esses professores um processo de formação continuada.
Palavras Chave
ensino de física, aperfeiçoar serviço, acompanhar egressos.
ensino de física, aperfeiçoar serviço, acompanhar egressos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores