O Pró-Ciências de Física do Rio Grande do Norte: uma proposta de acompanhamento à distância.

Título
O Pró-Ciências de Física do Rio Grande do Norte: uma proposta de acompanhamento à distância.
Autor
Tercio Luiz Gonzaga Freire
Orientação
Raul Sidnei Wazlawick
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro Tecnológico
Ano
2000
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido a partir do Programa de Apoio ao Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e tem como principal objetivo defender a necessidade de um processo de acompanhamento para os professores-alunos egressos desse programa. Nele, além de se fazer um breve retrospecto dos principais fatos que marcaram o desenvolvimento das Ciências no Brasil durante este século, faz-se também uma caracterização do ensino de Física no Rio Grande do Norte. Partindo-se de uma pesquisa realizada junto aos professores-alunos egressos de um programa de aperfeiçoamento em ensino de Física, constata-se a não ocorrência do seu acompanhamento, após o término de um curso de aperfeiçoamento ministrado nessa área. Fundamentando-se nas principais características desse programa, na amostra obtida na pesquisa, em alguns pressupostos teóricos relacionados com o ensino de Física e da Educação a Distancia, defende-se a necessidade de um processo de acompanhamento para esses egressos. Para tal processo, sugere-se uma proposta de trabalho que, além de preencher lacunas deixadas na execução desse programa, viabilize a esses professores um processo de formação continuada.
Palavras Chave
ensino de física, aperfeiçoar serviço, acompanhar egressos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores