A crise do imaginário moderno e as novas tecnologias de regulação do trabalho docente: discurso, conhecimento e o poder no programa Pró-Ciências Pernambuco.
Título
A crise do imaginário moderno e as novas tecnologias de regulação do trabalho docente: discurso, conhecimento e o poder no programa Pró-Ciências Pernambuco.
A crise do imaginário moderno e as novas tecnologias de regulação do trabalho docente: discurso, conhecimento e o poder no programa Pró-Ciências Pernambuco.
Educação
Autor
Alexandre Simão de Freitas
Alexandre Simão de Freitas
Orientação
Janete Maria Lins de Azevedo
Janete Maria Lins de Azevedo
Instituição
UFPE
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as diretrizes de políticas que têm subsidiado a formação continuada dos professores de Ciências e Matemática de ensino médio na atualidade. A compreensão era de que as significações sociais de Ciência, Tecnologia e Educação subjacentes ao discurso da Reforma Educacional desenhada pelo governo F.H.Cardoso (1995-1998), partiam de uma denegação da crise do imaginário moderno, instituindo novas tecnologias de controle do trabalho social dos docentes. Elegeu-se como objeto de estudo Programa Pró-Ciências. Os dados levantados a partir da análise documental e das entrevistas com os gestores responsáveis pela implantação do programa em Pernambuco, evidenciaram que o modelo de formação profissional materializado por este programa investiu em uma concepção de ensino científico e de formação profissional há muito superada no plano social e epistemológico de escolarização, contribuindo para a despolitização do processo de profissionalização docente. Concluiu-se, então, que esse tipo de programa veiculou uma concepção dogmática de Ciência, impedindo assim a formação dos professores como profissionais reflexivos.
Este trabalho teve como objetivo analisar as diretrizes de políticas que têm subsidiado a formação continuada dos professores de Ciências e Matemática de ensino médio na atualidade. A compreensão era de que as significações sociais de Ciência, Tecnologia e Educação subjacentes ao discurso da Reforma Educacional desenhada pelo governo F.H.Cardoso (1995-1998), partiam de uma denegação da crise do imaginário moderno, instituindo novas tecnologias de controle do trabalho social dos docentes. Elegeu-se como objeto de estudo Programa Pró-Ciências. Os dados levantados a partir da análise documental e das entrevistas com os gestores responsáveis pela implantação do programa em Pernambuco, evidenciaram que o modelo de formação profissional materializado por este programa investiu em uma concepção de ensino científico e de formação profissional há muito superada no plano social e epistemológico de escolarização, contribuindo para a despolitização do processo de profissionalização docente. Concluiu-se, então, que esse tipo de programa veiculou uma concepção dogmática de Ciência, impedindo assim a formação dos professores como profissionais reflexivos.
Palavras Chave
Política Educacional; Formação Continuada; Pró-Ciência
Política Educacional; Formação Continuada; Pró-Ciência
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Políticas Públicas
Formação de Professores, Políticas Públicas