Imagens faladas: estudo da dinâmica discursiva, uso e interpretação de imagens em aulas de Biologia.
Título
Imagens faladas: estudo da dinâmica discursiva, uso e interpretação de imagens em aulas de Biologia.
Imagens faladas: estudo da dinâmica discursiva, uso e interpretação de imagens em aulas de Biologia.
Autor
Cláudia Avellar Freitas
Cláudia Avellar Freitas
Orientação
Maria Lúcia Castanheira
Maria Lúcia Castanheira
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esse estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas discursivas em que são utilizadas imagens padronizadas da Biologia em sala de aula. Imagens padronizadas são aquelas que mostram o estereótipo de um conceito Biológico e são regularmente encontradas em livros didáticos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, foram realizadas observações das aulas de Biologia, em uma turma de primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual, no período noturno. As dinâmicas discursivas das aulas observadas foram transcritas e analisadas por meio de mapas de eventos. Também foram desenvolvidas análises de algumas das imagens padronizadas, utilizadas durante o período de observação. Os processos analíticos basearam-se nos pressupostos teóricos metodológicos que informam a semiótica social, a sociolinguística e a análise do discurso. Como resultado, apresenta-se a descrição detalhada dos discursos produzidos durante o uso de imagens padronizadas em sala de aula e assinala-se algumas das características marcantes desse tipo específico de dinâmica discursiva. Uma delas é o uso de fala, gestos e imagens simultaneamente como recursos semióticos distintos para a construção de significados sobre as imagens. Outra importante contribuição desse trabalho diz respeito à análise desse processo de interpretação que se apoia em diferentes recursos semióticos, que indicou a ocorrência de redundância e de contradição de significados durante a dinâmica discursiva que envolve o uso de imagem padronizada. Observou-se que, gestos, fala e imagens desenhadas no quadro, podem, em certas dinâmicas discursivas, representar significados iguais, e em outras dinâmicas, representar significados diferentes, simultaneamente. Estes resultados indicam que o significado de uma imagem não está na imagem em si, mas sim, em como a construção discursiva desta imagem ocorre.Os resultados desse estudo possuem implicações para a área da formação de professores de Ciências e sugerem que atividades que envolvam a análise crítica das imagens padronizadas da Biologia devem ser adotadas nas disciplinas presentes nos cursos de Licenciatura em Ciências. Os resultados também indicam que o livro didático de Biologia pode auxiliar professores e alunos a desenvolver atividades baseadas no uso da imagem padronizada, em sala de aula.
Esse estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas discursivas em que são utilizadas imagens padronizadas da Biologia em sala de aula. Imagens padronizadas são aquelas que mostram o estereótipo de um conceito Biológico e são regularmente encontradas em livros didáticos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, foram realizadas observações das aulas de Biologia, em uma turma de primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual, no período noturno. As dinâmicas discursivas das aulas observadas foram transcritas e analisadas por meio de mapas de eventos. Também foram desenvolvidas análises de algumas das imagens padronizadas, utilizadas durante o período de observação. Os processos analíticos basearam-se nos pressupostos teóricos metodológicos que informam a semiótica social, a sociolinguística e a análise do discurso. Como resultado, apresenta-se a descrição detalhada dos discursos produzidos durante o uso de imagens padronizadas em sala de aula e assinala-se algumas das características marcantes desse tipo específico de dinâmica discursiva. Uma delas é o uso de fala, gestos e imagens simultaneamente como recursos semióticos distintos para a construção de significados sobre as imagens. Outra importante contribuição desse trabalho diz respeito à análise desse processo de interpretação que se apoia em diferentes recursos semióticos, que indicou a ocorrência de redundância e de contradição de significados durante a dinâmica discursiva que envolve o uso de imagem padronizada. Observou-se que, gestos, fala e imagens desenhadas no quadro, podem, em certas dinâmicas discursivas, representar significados iguais, e em outras dinâmicas, representar significados diferentes, simultaneamente. Estes resultados indicam que o significado de uma imagem não está na imagem em si, mas sim, em como a construção discursiva desta imagem ocorre.Os resultados desse estudo possuem implicações para a área da formação de professores de Ciências e sugerem que atividades que envolvam a análise crítica das imagens padronizadas da Biologia devem ser adotadas nas disciplinas presentes nos cursos de Licenciatura em Ciências. Os resultados também indicam que o livro didático de Biologia pode auxiliar professores e alunos a desenvolver atividades baseadas no uso da imagem padronizada, em sala de aula.
Palavras Chave
imagens, discurso, livro didático, formação de professores.
imagens, discurso, livro didático, formação de professores.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos