Um Olhar sobre a Prática Docente do Ensino de Física no Rio de Janeiro: a busca da superação dos desafios da sala de aula
Título
Um Olhar sobre a Prática Docente do Ensino de Física no Rio de Janeiro: a busca da superação dos desafios da sala de aula
Um Olhar sobre a Prática Docente do Ensino de Física no Rio de Janeiro: a busca da superação dos desafios da sala de aula
Autor
José Guilherme de Oliveira Freitas
José Guilherme de Oliveira Freitas
Orientação
Francisco Cordeiro Filho
Francisco Cordeiro Filho
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Um olhar sobre a prática docente referente à ciência Física em escolas públicas e particulares do nível médio no Município do Rio de Janeiro com tradição em estágio supervisionado no Ensino de Física foi o ponto de partida desse estudo. A partir daí investiga os conceitos de ensino-aprendizagem e a formação acadêmica dos docentes em exercicio nas salas de aula e relaciona os desafios enfrentados com as características dos modelos didáticos adotados por alguns professores de Física. Foram realizadas entrevistas com questões abertas sobre os seguintes temas: conceito de ensinar, prática de ensino ideal, função do professor, concepção de aprendizagem e prática do professor em sala de aula, resultando num estudo qualitativo sobre a vivência do professor no momento atual. A análise das respostas indicou uma tendência otimista em relação à superação das dificuldades manifestadas pela maioria dos entrevistados que acreditam que o professor deve ser aquele que incentiva e desperta no aluno o interesse e o prazer pela ciência participando do processo de ensino-aprendizagem na maior parte do tempo como um facilitador.
Um olhar sobre a prática docente referente à ciência Física em escolas públicas e particulares do nível médio no Município do Rio de Janeiro com tradição em estágio supervisionado no Ensino de Física foi o ponto de partida desse estudo. A partir daí investiga os conceitos de ensino-aprendizagem e a formação acadêmica dos docentes em exercicio nas salas de aula e relaciona os desafios enfrentados com as características dos modelos didáticos adotados por alguns professores de Física. Foram realizadas entrevistas com questões abertas sobre os seguintes temas: conceito de ensinar, prática de ensino ideal, função do professor, concepção de aprendizagem e prática do professor em sala de aula, resultando num estudo qualitativo sobre a vivência do professor no momento atual. A análise das respostas indicou uma tendência otimista em relação à superação das dificuldades manifestadas pela maioria dos entrevistados que acreditam que o professor deve ser aquele que incentiva e desperta no aluno o interesse e o prazer pela ciência participando do processo de ensino-aprendizagem na maior parte do tempo como um facilitador.
Palavras Chave
Ensino de Física;Prática docente;
Ensino de Física;Prática docente;
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor