Concepção de profissionais sobre a importância de uma proposta de educação sexual para deficientes mentais.

Título
Concepção de profissionais sobre a importância de uma proposta de educação sexual para deficientes mentais.
Autor
Maristella Rodrigues Freitas
Orientação
Tárcia Regina da Silveira Dias
Instituição
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1996
Cidade / UF
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O presente estudo surgiu da necessidade de uma educação sexual para pessoas com deficiência mental em escolas especiais. Participaram 17 profissionais de duas APAEs em cidades e estados diferentes. O objetivo foi saber a opinião de profissionais sobre a necessidade e importância de um trabalho de educação sexual para essa população. Os resultados evidenciaram que: 1) os profissionais reconhecem a necessidade de um programa, mas não sabem como fazê-lo; 2) acreditam que através de uma educação sexual as manifestações do aluno serão melhor compreendidas; 3) reivindicaram uma formação específica para lidar com os alunos; 4) apresentaram-se como profissionais interessados em trabalhar as questões; 5) reconhecem que a escola pode e deve fornecer a educação sexual; 6) questionam-se total despreparo para orientar o aluno e relatam que a orientação eventualmente ocorre por meio de práticas repressoras; 7) acreditam que o aluno a partir do momento em que tiver uma educação sexual sistematizada passará a ter outro comportamento sexual e terá outra imagem social, pois a educação sexual tem um papel social.
Palavras Chave
deficiência mental, sexualidade, educação sexual.

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Aluno