Concepção de profissionais sobre a importância de uma proposta de educação sexual para deficientes mentais.
Título
Concepção de profissionais sobre a importância de uma proposta de educação sexual para deficientes mentais.
Concepção de profissionais sobre a importância de uma proposta de educação sexual para deficientes mentais.
Autor
Maristella Rodrigues Freitas
Maristella Rodrigues Freitas
Orientação
Tárcia Regina da Silveira Dias
Tárcia Regina da Silveira Dias
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1996
1996
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente estudo surgiu da necessidade de uma educação sexual para pessoas com deficiência mental em escolas especiais. Participaram 17 profissionais de duas APAEs em cidades e estados diferentes. O objetivo foi saber a opinião de profissionais sobre a necessidade e importância de um trabalho de educação sexual para essa população. Os resultados evidenciaram que: 1) os profissionais reconhecem a necessidade de um programa, mas não sabem como fazê-lo; 2) acreditam que através de uma educação sexual as manifestações do aluno serão melhor compreendidas; 3) reivindicaram uma formação específica para lidar com os alunos; 4) apresentaram-se como profissionais interessados em trabalhar as questões; 5) reconhecem que a escola pode e deve fornecer a educação sexual; 6) questionam-se total despreparo para orientar o aluno e relatam que a orientação eventualmente ocorre por meio de práticas repressoras; 7) acreditam que o aluno a partir do momento em que tiver uma educação sexual sistematizada passará a ter outro comportamento sexual e terá outra imagem social, pois a educação sexual tem um papel social.
O presente estudo surgiu da necessidade de uma educação sexual para pessoas com deficiência mental em escolas especiais. Participaram 17 profissionais de duas APAEs em cidades e estados diferentes. O objetivo foi saber a opinião de profissionais sobre a necessidade e importância de um trabalho de educação sexual para essa população. Os resultados evidenciaram que: 1) os profissionais reconhecem a necessidade de um programa, mas não sabem como fazê-lo; 2) acreditam que através de uma educação sexual as manifestações do aluno serão melhor compreendidas; 3) reivindicaram uma formação específica para lidar com os alunos; 4) apresentaram-se como profissionais interessados em trabalhar as questões; 5) reconhecem que a escola pode e deve fornecer a educação sexual; 6) questionam-se total despreparo para orientar o aluno e relatam que a orientação eventualmente ocorre por meio de práticas repressoras; 7) acreditam que o aluno a partir do momento em que tiver uma educação sexual sistematizada passará a ter outro comportamento sexual e terá outra imagem social, pois a educação sexual tem um papel social.
Palavras Chave
deficiência mental, sexualidade, educação sexual.
deficiência mental, sexualidade, educação sexual.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
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Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Aluno
Formação de Professores, Características do Aluno