A educação ambiental com filhos de pescadores: uma experiência na Casa Familiar do Mar "Wilson Pedro Kleinubing", Laguna, SC
Título
A educação ambiental com filhos de pescadores: uma experiência na Casa Familiar do Mar "Wilson Pedro Kleinubing", Laguna, SC
A educação ambiental com filhos de pescadores: uma experiência na Casa Familiar do Mar "Wilson Pedro Kleinubing", Laguna, SC
Autor
Renata Aires de Freitas
Renata Aires de Freitas
Orientação
Eva Lizety Ribes
Eva Lizety Ribes
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta Dissertação de Mestrado foi gerada a partir do trabalho de educação ambiental realizado com filhos de pescadores artesanais das comunidades tradicionais de Laguna, município litorâneo do estado de Santa Catarina. A experiência aconteceu durante o período letivo de 2001 na Casa Familiar do Mar "Vilson Pedro Kleinubing", uma instituição de ensino destinada apenas à educação de filhos de pescadores. Além de proporcionar a formação escolar em nível fundamental (no método EJA - Educação de Jovens e Adultos), a Casa Familiar do Mar tem a finalidade de desacelerar o processo de perda cultural sofrido pelas comunidades de pescadores artesanais, de promover a Educação Ambiental e o ensino técnico sobre pesca. O objetivo deste trabalho desenvolvido na instituição foi contemplar esta última finalidade com a realização de saídas de campo para o reconhecimento da área onde vivem e trabalham os jovens, organização de reuniões com pauta ambiental envolvendo instituições como a Prefeitura Municipal, e preparação dos jovens para a prática do ecoturismo como alternativa econômica. Há algum tempo os filhos de pescadores vêm deixando a comunidade e a profissão e migrando para a cidade em busca de outras alternativas de estudo e trabalho, muitas vezes estimulados pelos próprios pais. Esta experiência resultou em uma reflexão sobre as escolas localizadas em comunidades tradicionais de pescadores e, principalmente, sobre a importância da Educação Ambiental envolvendo o ensino de ecologia para educandos que vivem e e trabalham em meio à natureza. Conclui-se que a Casa Familiar do Mar, por ser um tipo de escola adaptada à realidade do pescador artesanal, é ideal para essas comunidades. Com uma educação que valorize a cultura e proponha o estudo da natureza essas comunidades terão uma chance maior de se pereservarem face aos desafios impostos pela modernidade. Quanto às atividades de Educação Ambiental, estas foram realizadas com sucesso, e a análise detalhada revela que o aperfeiçoamento da metodologia a ser utilizada com este público-alvo é um processo contínuo e permanente. Esta experimentação, vivida sem planejamento prévio mas de forma repentina e intuitiva, poderá servir como uma contribuição aos educadores ambientais que buscam experiências para ler, criticar, adaptar e partir para a açao.
Esta Dissertação de Mestrado foi gerada a partir do trabalho de educação ambiental realizado com filhos de pescadores artesanais das comunidades tradicionais de Laguna, município litorâneo do estado de Santa Catarina. A experiência aconteceu durante o período letivo de 2001 na Casa Familiar do Mar "Vilson Pedro Kleinubing", uma instituição de ensino destinada apenas à educação de filhos de pescadores. Além de proporcionar a formação escolar em nível fundamental (no método EJA - Educação de Jovens e Adultos), a Casa Familiar do Mar tem a finalidade de desacelerar o processo de perda cultural sofrido pelas comunidades de pescadores artesanais, de promover a Educação Ambiental e o ensino técnico sobre pesca. O objetivo deste trabalho desenvolvido na instituição foi contemplar esta última finalidade com a realização de saídas de campo para o reconhecimento da área onde vivem e trabalham os jovens, organização de reuniões com pauta ambiental envolvendo instituições como a Prefeitura Municipal, e preparação dos jovens para a prática do ecoturismo como alternativa econômica. Há algum tempo os filhos de pescadores vêm deixando a comunidade e a profissão e migrando para a cidade em busca de outras alternativas de estudo e trabalho, muitas vezes estimulados pelos próprios pais. Esta experiência resultou em uma reflexão sobre as escolas localizadas em comunidades tradicionais de pescadores e, principalmente, sobre a importância da Educação Ambiental envolvendo o ensino de ecologia para educandos que vivem e e trabalham em meio à natureza. Conclui-se que a Casa Familiar do Mar, por ser um tipo de escola adaptada à realidade do pescador artesanal, é ideal para essas comunidades. Com uma educação que valorize a cultura e proponha o estudo da natureza essas comunidades terão uma chance maior de se pereservarem face aos desafios impostos pela modernidade. Quanto às atividades de Educação Ambiental, estas foram realizadas com sucesso, e a análise detalhada revela que o aperfeiçoamento da metodologia a ser utilizada com este público-alvo é um processo contínuo e permanente. Esta experimentação, vivida sem planejamento prévio mas de forma repentina e intuitiva, poderá servir como uma contribuição aos educadores ambientais que buscam experiências para ler, criticar, adaptar e partir para a açao.
Palavras Chave
educação ambiental, filhos de pescadores, casa familiar do mar.
educação ambiental, filhos de pescadores, casa familiar do mar.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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